Jake Bugg: conheça o cantor apontado como o “novo Bob Dylan”

Posted In: Sem categoria

“Um Bob Dylan disfarçado de Justin Bieber”. Essa é a minha definição preferida, vinda do jornal espanhol Diario de Ibiza, em meio a muitas outras dadas ao cantor Jake Bugg pelos principais críticos de música. Foi justamente essa a primeira impressão que eu, Carolina Ionta, tive ao olhar a imagem do músico, e se desfez completamente quando comecei a escutar suas canções. A voz ácida e anasalada desse cantor e compositor inglês, de 19 anos, dá o tom à músicas autênticas, com seriedade sonora, sem pretensão e que por muitas vezes fez com que eu notasse forte influência do folk de Bob Dylan e Johnny Cash, mas sem perder a sonoridade típica do brit pop. Pronto, era o que bastava para me conquistar.

Jake Bugg conheça o cantor apontado como o novo Bob Dylan

Jake Bugg pode não ser tão conhecido por aqui (ainda!), mas já faz bastante sucesso lá fora. Seu álbum de estreia foi lançado em outubro de 2012 e foi muito bem recebido pela crítica, chegando a alcançar o primeiro lugar na tabela de álbuns no Reino Unido e Escócia (o segundo álbum, intitulado Shangri la, foi prometido para novembro de 2013). Antes disso, a música Country Song foi usada no comercial da cerveja Greene King IPA e Lightning Bolt foi tocada durante a cerimônia dos Jogos Olímpicos de Verão 2012. Citado por muitos, de uma forma um tanto exagerada, como “o novo Bob Dylan”, Bugg afirmou em diversas entrevistas que suas influências também passam por Johnny Cash, Donavan, The Beatles, The Everly Brothers, Elvis Presley, Don McLean e Jimmy Page.

E não pense que o mundo da moda fica de fora na vida do cantor. Afinal, moda e música sempre foram assuntos interligados, principalmente na Inglaterra. Em 2012 Bugg tocou em um desfile grandioso da Chanel, realizado em um castelo na Escócia e também em um evento da Burberry, no começo desse ano, na flagship da marca em Londres. Além das apresentações, a revista estadunidense Polly Vernon, fez uma matéria sobre os homens mais bem vestidos de 2013 e concedeu o posto de terceiro lugar ao cantor.

Foi difícil escolher um vídeo de Bugg, porque há muitas músicas boas. Então decidi por uma bem animada. Mas não deixe de ouvir as outras porque vale muito à pena! E se quiser conferir a performance de Jake Bugg ao vivo, saiba que ele é uma das presenças confirmadas para o Lollapalooza 2014 aqui no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=G4cKnY87_qI

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=G4cKnY87_qI&w=640&h=385]

 

Gostou da música de Jake Bugg? Pretende ir ao Lollapalooza? Comente!

  • Julianno Braga
    9 de julho de 2014

    Novo Bob Dylan? Cadê o Ativismo? Cadê o espírito contestador? Tá de sacanagem com a minha cara?

    • Carol Ionta
      Julianno Braga
      22 de agosto de 2014

      Juliano, quando os críticos apontaram o Jake Bugg como o “novo Bob Dylan”, acredito que estavam se referindo a sonoridade, e não ao ativismo ou espírito contestador. Não dá pra levar tudo ao pé da letra, né? 😉

  • Ludmilla
    15 de dezembro de 2013

    Lu, estou estranhando a ausência de posts novos.
    Sentindo muita falta da “luta do dia” rs.
    VOLTA!!!

    • Luciana Levy
      Ludmilla
      4 de janeiro de 2014

      Oi Ludmilla, tudo bem? Viu os últimos posts? Estou de volta de férias, o blog está de volta ao ar e as Lutas voltam semana que vem! Ebaaaaaaaa! 🙂 beijão gata!

  • Jheyme Euny
    9 de dezembro de 2013

    THIS!!!!

Add Comment