Dicas: como eliminar o inchaço e a retenção de líquidos

Posted In: Blog

Gatas, sempre recebo muitas perguntas sobre como eliminar o inchaço – e eu entendo a frustração de vocês! Muitas vezes acordamos nos sentindo mó gordinhas, quando na realidade é tudo culpa da retenção de líquidos. Eu já postei por aqui uma receitinha de bebida antiinchaço, mas aí vão mais umas dicas pra eliminar o inchaço, enviadas pela Juliana Rodrigues da Sare Drogarias.

dicas como eliminar inchaço

Dicas para eliminar o inchaço 

É  extremamente desconfortável a sensação de inchaço que fica ainda mais perceptível durante o período menstrual. Além do intestino preguiçoso, o inchaço também pode decorrer de uma alimentação desequilibrada e rica em algumas substâncias que agravam ainda mais o quadro.

Fatores como retenção de líquidos e acúmulo de gases são os principais responsáveis pelo inchaço em diversas áreas do corpo.

Especialistas em nutrição apresentam alguns alimentos que devem ser consumidos com moderação para evitar este incômodo que é o inchaço.  Vamos conferir as dicas!

Evite o consumo de refrigerantes ou bebidas gaseificadas 

O refrigerante, além de inimigo da dieta- por ser rico em açúcar-, também é responsável pelo acúmulo de gases intestinais no estômago. Ou seja, quem já sofre de prisão de ventre e intestino preguiçoso tem o problema agravado na ingestão da bebida.

Vale lembrar que o refrigerante também é rico em sódio, outra substância que contribuí para o inchaço na região abdominal.  Sabendo destas dicas, optem por bebidas mais saudáveis como a própria água ou sucos naturais.

Alimentos produtores de gases 

Como já dito, o inchaço é mais intensificado em nós mulheres, principalmente durante o período pré-menstrual. Alguns alimentos produtores de gases não precisam radicalmente serem  banidos de sua dieta, mas evite ingerir  principalmente durante estes períodos.

Alimentos como brócolis, repolho, couve-manteiga, feijão, ovos, leite e batata-doce, são os principais causadores de gases. Obviamente também são ricos em vitaminas importantes ao organismo e não devem ser removidos da dieta, mas sim ingeridos com moderação.

Evite o consumo de sódio 

O sódio (sal) é uma substância presente em diversos alimentos que ingerimos, principalmente os industrializados. Mas, o fator mais prejudicial é o hábito de acrescentar sal nos pratos já preparados. Para adquirir sabor nas saladas e alimentos, opte por azeites e temperos que farão a diferença.

O sódio é um dos principais vilões do inchaço. É importante ressaltar que muitas mulheres durante o período menstrual, por diversos fatores e mudanças hormonais, sentem um maior desejo de ingerir alimentos ricos em açúcares e como complemento o sódio. Atente-se a estes períodos e invista ainda mais numa alimentação saudável. Mude os seus hábitos e perceba as boas mudanças, não só físicas como também emocionais.

Invista na ingestão de fibras e líquidos 

As fibras são substâncias primordiais para desinchar e tornar ágil as funções do intestino, claro, se acompanhada da ingestão de líquidos. Quando falamos em líquidos, a água é primordial. Alguns alimentos como cereais, grãos e leguminosos verde-escuro são ricos em fibras. O mínimo recomendado é o consumo de 30g ao dia.

Uma dica bacana é inserir na alimentação como fonte de fibras o consumo de chia e linhaça, ambos são ótimos para equilibrar o intestino  e diminuir o inchaço. Podem ser acrescentados no iogurte, sucos e vitaminas. Insira uma colher de chá tanto da linhaça quanto da chia em sua alimentação diária e note as diferenças que trarão, principalmente durante os períodos menstruais, época de grandes mudanças hormonais que altera não só o físico como também o emocional.

Chá: o queridinho 

Mais uma vez os chás são indicados como fonte de saúde. Esta importante bebida com forte ação diurética auxilia na eliminação de líquidos. O meu preferido é o chá-verde, inclusive já me acostumei com o seu sabor amargo e bebo purinho, mas quem tem resistência, pode acrescentar uma colher pequena com mel.

Acrescente a bebida em sua rotina. As opções de sabores são diversas e você pode escolher qual mais lhe agrada o paladar. Especialistas indicam especificamente para a eliminação de líquidos e prevenção do inchaço o consumo de chá-branco, chá-verde, cavalinha, quebra-pedra e dente de leão.

 E você, como lida com a retenção de líquidos e o inchaço? COMENTE!