fbpx

Saiba as tendências digitais para crescer na sua carreira em 2020

Posted In: Blog | Sem categoria
Vocês sabem que eu leio muito para ficar antenada no que está acontecendo e irá acontecer. E como eu sempre divido tudo com vocês, eu vou compartilhar aqui algumas informações muitos valiosas para as marcas, para você que trabalha na mídia e para quem, de alguma forma, quer crescer nas plataformas digitais. Vamos lá?

1.
Relações mais humanas

Você sabe, assim como eu, que estamos ficando cada vez mais exigentes com as marcas. Isso já é regra. As marcas estão e irão valorizar ainda mais as relações humanas, proporcionando mais conteúdos personalizados e em experiências aos seus consumidores. Você sabia que já existe a análise de sentimentos? Com ajuda de desenvolvedores em ciência de dados, é possível analisar o nosso sentimentos a partir de filtros de palavras negativas, positivas e neutras. Então, mesmo que a internet e o mundo virtual ganhem mais força e espaço, iremos bater na tecla dos “sentimentos”. Agora é acompanhar o que as marcas irão usar como estratégias para atrair ainda mais seus clientes.

E o que isso significa para influenciadores? Como nós podemos nos adaptar e preparar nosso conteúdo para sermos “mais humanos”? Com conteúdos mais espontâneos, mais transparência, sem deixar de ser autêntico. Uma dica valiosa que eu dou: não tente agradar todo mundo (sempre digo “quem fala com todo mundo não fala com ninguém”).

Inclusive, é por isso que o Instagram retirou os likes – ferramentas que tem os analytics ocultos, como os stories, têm tido MUITO mais sucesso, pois as pessoas se sentem menos julgada. Portanto, ao retirar os likes, o Facebook (dono do Instagram), acaba nos encorajando a postar mais porque sentimos menos julgamento e menos receios de comparações. Claro que, além disso, tem a motivação comercial: quanto mais confortável nos sentimos em postar e o tempo que gastamos na plataforma, mais anúncios vemos e mais ganhos recebem.

2. Crescimento de vendas online

 

Quem não usar celular hoje em dia? E isso só irá aumentar. De acordo com o merehead.com, as pessoas substituirão ainda mais a TV, pelo smartphone. E, os serviços de internet, redes sociais irão terão mais força. E o que isso significa? Que irão consumir ainda mais o que podemos oferecer. Então, capricha na análise do seu nicho e forneça mais produtos para eles. Use as ferramentas online para obter mais sucesso, de acordo com sua expertise e seu público-alvo. 

Para influenciadores: arrisque na forma de monetizar o seu negócio e vá além de publis – crie seus cursos, produtos digitais, produtos físicos e venda online.

Para marcas: facilite o processo de compras online, otimize seu site, integre sua loja no seu Instagram (link do vídeo onde eu ensino a fazer isso). 

Falando nisso, o #30paraBombar tem um monte de estratégia de monetização online.

3.
Inteligência artificial e Realidade Aumentada.

A IA vem com tudo para caprichar na experiência do usuário. Terão mais aplicativos e quem sabe, mais empresas inovadoras. As ferramentas para atendimento ficarão mais inteligentes, como bots de papo, para melhorar a relação entre marca e consumidor, só que personalizado. Com certeza, facilitará a automação do marketing digital e mil soluções e experiências para os consumidores.

Sobre realidade aumentada: face filters no Instagram – agora foi liberado para uso em todas as contas, inclusive já tenho os meus! Olha lá no meu Insta! (estou soltando vídeo em breve sobre isso e aí linko aqui também).

Criar o seu próprio pode ser SUPER vantajoso para sua marca – branding, propagação do seu perfil, etc. (falei ontem no CMA)
Para criar o seu próprio face filter, entre em contato comigo no comercial@lucianalevy.com

4.
Aposte em vídeos

O que mais consumimos na internet? Sim, vídeos. Uma pesquisa da Hubspot, mostra que colocando um vídeo em um e-mail aumenta a taxa de cliques em 300%, e um vídeo em uma página de vendas, aumenta a conversão em até 80%. Seja o modo como queira passar a informação ao seu público, abuse das ferramentas que temos. Só no Instagram, podemos utilizar: stories, lives, IGTV, vídeos gravados no feed. É muito mais simples e fácil de passar a informação, gera mais tráfego e aumenta o engajamento.

Sem falar que vídeos aumentam SUPER a nossa conexão com a nossa audiência.

Influenciadores:
eles te conhecem melhor, se sentem mais próximos, como amigos mesmo, e gostam e confiam mais.

Marcas:
vídeo é uma forma incrível de mostrar melhor seus produtos

5.
E em áudios também

Não é só os vídeos, os áudios também terão seu espaço em conteúdos no mundo digital. Veja os podcasts, por exemplo. Ou, a SIRI. Mesmo que você passe sua informção ou divulgação em texto, aposte em ferramentas com áudio. Não deixe de lado o famoso artigo, como este aqui, as pessoas também leem. Mas, ficaram com menos tempo. Imagina o seu cliente, ouvindo seu artigo no carro voltando pra casa? Pois é.

Não é questão de se livrar de alguns recursos e técnicas que já usa, é se adaptar para melhorar sempre. Todos nós queremos crescer, concorda? Então, use e abuse do que está a sua disposição para crescer ainda mais. Se você oferece um produto X, aperfeiçoe seguindo as tendências para oferecer dois produtos X.

Antes de qualquer coisa, questione-se: Qual é o meu objetivo? Qual é o meu diferencial? O que os meus concorrentes estão fazendo e eu posso fazer melhor?

Analise as possibilidades e vai!