Tapioca: Emagrece? É saudável? Qual a melhor forma de incluir na dieta?

Posted In: Lifestyle

Tapioca emagrece e saudavel como incluir na dieta

Gent, eu tô muitooo viciada em tapioca ultimamente! Sério, pensar naquela tapioca fresquinha e gostosa saindo do fogo é meu maior motivador para sair da cama hoje em dia! Hahaha, mentira, não é para tanto (afinal, eu tenho um Boy lindo que me traz uma canecona de café na cama todos os dias), mas realmente a tapioca é uma parte deliciosa de todas as manhãs. E como eu tô de amores, tenho postado um monte de foto das minhas criações tapióquicas no meu Insta e por isso, tenho recebido várias dúvidas de vocês: Tapioca emagrece? Tapioca é saudável? Qual a melhor forma de incluir a tapioca na dieta? O que você usa para rechear a sua? E então resolvi fazer um post todinho dedicado à tapioca: as propriedades nutricionais, as vantagens e desvantagens de incluir na dieta e as melhores formas de fazer a tapioca ficar mais saudável e mais gostosa! Mmmmm! 

 

  • Antes de tudo, o que é tapioca? 

A tapioca é feita a partir da fécula da mandioca, substância farinácea fina extraída de raízes tuberculosas. A farinha da mandioca é hidratada e vendida em saquinhos, e ao ser aquecida “gruda” e vira uma espécie de panqueca. Por não ter um sabor forte, pode ser consumida com recheios doces ou salgados.

o que é tapioca

 

  • Tapioca emagrece?

A tapioca é um carboidrato simples de baixo teor nutricional – não contém glúten, sódio, fibra, proteína ou gordura, e tem poucas calorias. Aliás, a tapioca é um excelente substituto para o pão, já que ela não contém gliadina, uma substância presente no pão que é metabolizada como açúcar, o grande veneno da boa forma, que acumula gordura localizada. A tapioca em si não engorda, mas é preciso tomar cuidado com os recheios, já que a escolha deles pode tornar uma inofensiva tapioquinha numa bomba calórica! Ou seja, se você usar com moderação, emagrece. Se exagerar, engorda!

 

  • Tapioca é saudável? 

A tapioca traz alguns benefícios para a saúde, como o controle da acidez do intestino e do pH do organismo. Além disso, por não conter glúten, a tapioca pode ser consumida por pessoas celíacas. Mas vale lembrar que ela não contém fibras e que, por ser um carboidrato simples, tem um índice glicêmico alto. Por isso, deve ser combinada com outros alimentos para evitar picos de insulina.

 

  • Qual a melhor forma de incluir a tapioca na dieta? 

Hoje em dia, pra mim tapioca é sinônimo de um café da manhã super gostoso! Mas, levando em consideração a falta de nutrientes e fibras na tapioca, eu dou meus jeitos para ela ficar mais nutritiva, sem comprometer o índice de deliciosidade! Sempre acrescento à massa da tapioca um pouco de sementes de chia ou de linhaça moída, para aumentar o teor de fibras, proteínas e gorduras boas da farinha, e para baixar o índice glicêmico no carboidrato e evitar picos de insulina, que são a principal causa da retenção de gordura localizada.

Tapioca com sementes de chia

 

  • Quais são os melhores recheios para a tapioca? 

Como a tapioca tem essa questão do índice glicêmico, eu sempre como com um desses complementos, acima, na massa e jamais recheio apenas com outra fonte de carboidrato, como geléia, fruta ou algum doce. Eu adoro rechear a minha com queijo minas ou cottage, e às vezes coloco alguns pedaços de banana com canela junto ao queijo. Outra tapioca que fica deliciosa é a de ovo – eu mexo duas claras de ovo e reservo a gema. Faço a tapioca, recheio com as claras e quando termino, dou uma fritadinha rápida só na gema e coloco por cima. Dá aquela molhadinha na coisa toda e fica uma delícia!

Tapioca emagrece e saudavel como incluir na dieta- de ovo

 

Se inspirou para criar as suas tapiocas? É super fácil! É só peneirar a farinha de tapioca direto na frigideira, sem óleo mesmo, esperar uns dois minutos no fogo alto até ela virar um tipo de panqueca, e rechear. Olha aqui esse vídeo rapidinho com a minha receita de tapioca favorita, com chia na massa e recheada de queijo minas: 

 

E aí ela aparece de novo no meu Snapchat! Quem tiver, me segue lá – lucianar

Tapioca no SnapChat

 

Nossa, falei tapioca tantas vezes nesse post que já virou uma palavra engraçada e sem sentido. Tenta: tapioca tapioca tapioca tapioca tapioca! hahaha!

E vocês, também são fãs!? Como fazem as suas? Deixa aí o seu pitaco!

 

Add Comment