Snapchat: o que é, como funciona, como usa, onde baixa e qual a graça da coisa, afinal?

Posted In: Lifestyle

Snapchat: o que é, como funciona, como usa, onde baixa e qual a graça da coisa, afinal?

Snapchat - o que e como usar como funciona1

Sabe, eu tenho vários vícios. Sou completameeeente viciada em hidratante para as mãos, em suco verde e em academia. Não vivo sem minhas pantufas e sem o iPhone, nem se fala! Mas o meu mais novo vício da vida é o Snapchat, que tem tomado bons pedaços do meu tempo ultimamente! E enquanto eu tô lá Snapeando o dia inteiro e vendo muita gente aderir, ainda tem uma galera que está na dúvida: “O que é Snapchat? Como funciona, como usa, onde baixa e qual a graça da coisa? Bora responder tudo!

  • O que é o Snapchat?

Snapchat é um híbrido entre rede social e aplicativo de mensagens que usa e abusa de fotos e vídeos. Super inovador, o Snapchat vem com a proposta de resolver aquele “problema” de que tudo que fazemos na internet fica registrado. Com ele, tudo que você envia ou publica tem prazo de validade. É como conversar pessoalmente com alguém: perdeu aquele momento único?! Esquece, ele já evaporou!

Além do Snapchat permitir que você envie mensagens, fotos e vídeos para o amiguinho, você também pode publicar esses na sua “História”, uma coleção de momentos seus que é compartilhada com seus seguidores e que desaparece após 24h. Assim mesmo, some para sempre! Desse jeito, quem te segue se sente como se estivesse ali do seu ladinho enquanto você compartilha o seu dia a dia.

  • Como funciona o Snapchat?

O Snapchat permite que fotos ou vídeos sejam feitos na hora – nada de puxar uma foto salva no celular! – e que essas imagens tenham um prazo de validade determinado. Você determina o tempo que uma imagem fica disponível no celular do amiguinho ou o tamanho do vídeo que você vai gravar, sendo que o máximo é 10 segundos, e depois disso, aquilo some para sempre! Você pode ainda enviar o mesmo Snap para vários contatos, ou incluí-la na sua História, um recurso que foi implementado em junho de 2014. Depois do prazo de validade de cada Snap, ele é destruído para sempre, tanto do celular de quem recebeu quanto no próprio servidor do Snapchat. Pode mandar nudes! hahaha!

  • Como usa o Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo bem simples, sem muitos recursos, mas que é meio confuso no começo.

Snapchat - o que e como usar como funciona0

Uma vez que você estiver logado e abrir o Snapchat, ele vai sempre abrir automaticamente na tela do “meio”, a principal onde você pode gravar as suas fotos e vídeos e também onde você tem acesso a todas as informações que o aplicativo disponibiliza (acima). O raiozinho com o X no topo esquerdo é o botão para ativar ou desativar o flash, e a câmerazinha com as flechinhas no topo direito é para trocar entre a câmera da frente e de trás do celular.

O fantasminha no meio é o painel de controle do seu Snapchat, e se você tiver alguma nova amizade ele fica dentro desse quadrado amarelinho. Clicando nele, aparece a seguinte tela:

Snapchat - o que e como usar como funciona1

Aqui você vê um ❓ no topo esquerdo, que é onde se encontra o suporte do Snapchat. No tipo direito tem a engrenagenzinha, e é lá que você faz os ajustes da sua conta, notificações e etc. Já no meio aparece quem te adicionou, te dá opção de adicionar novos amigos e mostra quem são os seus amigos existentes. É só clicar em cada uma das três opções.

Voltando à primeira tela, você vai ver que nos cantos inferiores aparecem dois números, o da direita “pintado” de roxo e o da esquerda “pintado” de rosa. Esses indicam as atividades que estão ocorrendo com seus amigos (na esquerda) e com as pessoas que você segue (na direita).

Se você clicar no numerozinho rosa da esquerda, verá a seguinte tela:

Snapchat - o que e como usar como funciona3

Quadradinhos vazios indicam mensagens que eu recebi e já vi, ou seja, já foram destruídos! Quando ainda não vi, ficam preenchidos. As flechinhas vazias indicam mensagens que eu enviei, e essas também só ficam vazias depois que a pessoa visualizou e que a mensagem foi destruída.

Voltando para a tela inicial e clicando, dessa vez, no numerozinho roxo à direita, você é levado para a tela das Histórias, onde você pode acompanhar os Snaps públicos das pessoas que você segue.

Snapchat - o que e como usar como funciona2

Aqui você vê os Snaps públicos das pessoas que você segue – é só clicar e ficar segurando a tela. Se quiser passar para o próximo Snap, basta dar um toque na tela com o outro dedo, enquanto você continua segurando.

Os Snaps que você ainda não viu ficam no topo, em “Recent Updates“, mas se você quiser rever algum Snap das últimas 24 horas, é só achar o nome da pessoa com as letrinhas do lado direito!

Aqui também aparecem conglomerados de Snaps de algum determinado evento. Por exemplo, no MET Gala teve um desses, e todos os Snaps públicos que foram feitos por lá apareceram para todo mundo!

  • Onde baixo o Snapchat? 

O Snapchat está disponível para iOS, Android e Windows Phone! É só ir no seu App store e baixar o aplicativo gratuitamente.

  • Qual a graça do Snapchat?

Eis a razão do meu vício pelo Snap! Eu acho a ideia de ter uma “conversa” com os amigos através de fotos e vídeos momentâneos bem legal, mas a grande razão pelo boom do Snapchat nos últimos tempos é as Histórias. Com elas, conseguimos acompanhar a vida de quem gostamos ou admiramos de perto, e o relacionamento entre essas pessoas fica muito mais próximo! Por exemplo, quem segue o meu blog e o meu Instagram e começa a seguir o meu Snapchat consegue entender muito melhor quem eu sou, o que faço, qual o meu senso de humor e conhecer as pessoas que me rodeiam. Eu acho demais e estou adorando poder ter esse contato mais próximo dos seguidores. Fora que fica super fácil dar dicas e contar histórias, já que o iPhone está sempre na mão e não rola essa de postar a foto perfeita ou escrever o texto mais lindo, porque é tudo espontâneo.

 

E vocês, já usam o Snapchat? Quem ainda não me segue? O meu username é lucianar! Vai lá ver, é super divertido! Ah, e deixe seu pitaco nos comentários abaixo e compartilhe esse post!

Kisses! ?

Se você gostou desse post, vai gostar dos meus resumões da semana pelo Snapchat, que estão no meu canal do YouTube. Aí vai um! Dá o play :

 

Snapchat: O que é, como funciona, como usa, qual a graça?

Add Comment