Vamos parar de fazer dieta e passar a ter uma dieta com uma bela reeducação alimentar!

Posted In: Lifestyle

Gatas, informação importantíssima para quem quer ficar gostosa: existe uma diferença gigante entre fazer uma dieta e ter uma dieta. Fazer dieta é se privar, ter uma dieta é se alimentar. Fazer dieta é perder peso rápido, mas quem perde costuma achar! Ter uma dieta é transformar o corpo para a vida toda! Fazer dieta é sacrifício, ter uma dieta é bem-estar todos os dias! Vamos parar de fazer dieta e passar a ter uma dieta sustentável para a vida toda? Reeducação alimentar já!

Eu já contei bastane para vocês sobre a minha trajetória com os vai-e-vem do peso aqui na categoria Fitness do blog, e se tem alguém que sabe bem como é o efeito sanfona, é essa que vos escreve! Pois bem, ao longo de muitos anos fui aprendendo que a única forma de atingir e manter um peso saudável é ter uma dieta sustentável, sem radicalismos, sem cortes extravagantes e mais importante, sem sofrimento! Por exemplo, eu não vivo sem duas coisas: vinho e chocolate. Além de fazer bem pro meu paladar, me fazem bem para a alma e eu não seria uma pessoa nada feliz se eu tivesse que trocar um deles (ou pior, os dois) pela barriga chapada! Tomo uma taça de vinho umas três vezes por semana e às vezes, um pouco mais que isso, rs! E uma bela sobremesa com chocolate não me escapa uma vez por semana! Quanto estou com muita vontade, como um pedaço pequeno, porque me recuso a passar vontade!

Mas e aí? Como que eu consigo ficar magra mesmo assim? Minha mãe sempre diz algo muito sábio: não é o que fazemos entre o Natal e o Ano Novo que importa, e sim o que fazemos entre o Ano Novo e o Natal. Resumindo: temos que comer bem a grande maioria do tempo, para que quando sairmos da linha um pouquinho, nosso corpo não vai nem perceber! Resolvi então, para vocês verem que é possível, mostrar pra vocês a minha alimentação em um dia típico qualquer!

 

Café da manhã – 8h

1 omelete (3 claras e 1 gema com 1 colher de sopa de aveia) e 1/2 papaya com 1 colher sopa chia

Reeducação alimentar - café da manhã - omeleteReeducação alimentar - café da manhã - mamão com chia

 

ou

1 panqueca proteica (3 claras e 1 gema com 1 banana pequena amassada) com “calda” de frutas vermelhas (mirtilo, framboesa, morango e amoras com 1 colher de sopa de agave) ou com “calda” de chocolate (whey de chocolate com um pouquinho de água) e cacau cru

Reeducação alimentar - panqueca proteica com calda de frutas vermelhas e chia Reeducação alimentar - panqueca proteica com calda de whey de chocolate e cacau cru

 

Lanche pré-treino – 11h (Eu treino na hora do almoço!)

1 maçã ou 1 pêra com 1 colher de sopa de óleo de coco e 1 colher de sopa de whey de banana – Misturo tudo e fica parecendo um doce! Adoro!

 

Logo depois do treino – 13h30

1 scoop de whey com água e gelo – Adoro! É minha recompensa por treinar, parece milkshake!

 

Almoço – 14h

Alguma carne magra (1 filé de peixe, peito de frango ou de perú) com 1 colher de servir (aquelas grandes, sabe?) de algum carboídrato do bem (nunca refinado! Pode ser arroz integral, quinua, batata doce, feijão, abóbora, mandioca, mandioquinha, massa integral…) e uma MONTANHA (literalmente!) de verduras e legumes! Sou viciada em salada, fico muito chateada quando não tem e chego a ter desejo de comer coisas verdes! Tento sempre varias bastante as folhas e colocar coisinhas gostosas em cima, tipo tomate, cenoura, beterraba, sementes de girassol ou de abóbora, abacate, damasco… as possibilidades são infinitas! A questão é não exagerar – se colocar alguma semente, é só uma colher de sopa. O abacate é uma fatia, mais ou menos 1/4 daquele abacate preto, do tipo americano. E sempre tempero com 1 colher de sopa de azeite e vinagre ou limão. Às vezes coloco uma mostarda dijon ou alcaparras, mas NUNCA adiciono sal. Já tem sódio suficiente na comida pronta. Sempre preciso de algo doce depois da refeição, então como alguma fruta que tiver em casa. Lembrando que frutas muito calóricas, como manga, banana e fruta do conde, devem ser consumidas em porções pequenas!

Reeducação alimentar - almoço - salmão com feijão e salada Reeducação alimentar - almoço - salmão com feijão e salada

 

Lanche da tarde – 17h

1 punhado de castanhas, amêndoas ou nozes com 1 fruta

ou

1 iogurte grego light com frutas vermelhas, goji berry e 1 colher de sopa de whey de morango (fica parecendo Danoninho!)

ou

2 colheres de sopa de queijo cottage com 1 punhado de castanhas

ou

Smoothie de frutas vermelhas com 1 scoop de whey de banana batido com chá verde gelado coberto com um pouquinho de cacau cru

Reeducação alimentar - Smoothie de frutas vermelhas e whey com chá verde e cacau cru

 

Jantar – 20h

Alguma carne magra (mesmas opções do almoço!) só que dessa vez sem o carbo, só as verduras e legumes! Na sobremesa escolho frutas mais “aguadas”, tipo tangerina, morango, abacaxi e melão.

Reeducação alimentar - jantar - frango com salada e damascos Reeducação alimentar - jantar- peito de perú com salada e couve

 

Ceia – 23h

A ceia para mim é bem variável. Tem dia que estou com fome à noite e como, mas quando não tenho fome não como mais nada depois do jantar. E essa hora é só um belisco mesmo, sem nada de carboídrato!

1 punhado de castanhas, nozes ou amêndoas

ou

3 rolinhos de peito de perú com queijo cottage

ou

1 copo de leite

 

Minhas refeições são sempre acompanhadas de uma xícara de chá verde (não adoçado!) em casa, e quando saio para comer fora tomo água com limão espremido. Por sorte não gosto de refrigerante! Em restaurante, tento levar os mesmos princípios que uso em casa: carnes magras, carbos do bem ou salada como acompanhamento. Fazendo direitinho a maioria do tempo, consigo abrir espaço para as jacas ocasionais, que fazem muito bem para a alma! Comendo bem assim a semana inteira, posso me permitir algo assim em uma refeição por semana:

Risotto de brie com aspargosCheesecake com frutas vermelhasmilkshake de nutella

Lembrando que essas porções são certinhas para o meu peso, idade e nível de atividade física! Qualquer tipo de reeducação alimentar deve ser feita com o apoio de um nutricionaista, tá? Mas super vale a pena! Hoje eu tenho gosto de comer coisas saudáveis e ainda me delicio com os doces que tanto amo!

Mais alguém aí já passou por uma reeducação alimentar? Conta pra gente da sua experiênca! COMENTE!

reeducação alimentar