Pólen apícola: O que é, como consumir, onde comprar + 7 benefícios do pólen na dieta #segundadabunda

Posted In: Lifestyle

Polen apicola O que e como consumir onde comprar 7 beneficios do polen na dieta

Eu odeio insetos, mas mesmo assim sempre senti uma simpatia por abelhas. 🐝 Elas são super fofinhas, vivem pulando de flor em flor e agora me deram mais uma razão para gostar delas ainda mais: o pólen! Eu descobri essa poção mágica da natureza há pouco tempo, e hoje vou contar pra você tudo que precisamos saber: o que é o pólen, como consumir na dieta e mais, uma lista dos benefícios do pólen apícola para a saúde!

pólen apícolaFoto: Bee pollen supplement guide

O que é pólen?

O pólen apícola é a comida das abelhas! Fonte de proteínas, minerais e lipídeos, as abelhas precisam do pólen para se desenvolver, e morrem sem ele. Os bichinhos colhem as bolotinhas de pólen das flores – depois de pousar de flor em flor e retirar o pólen, as abelhas voltam para a colmeia carregadas. E além de ser naturalmente rico em nutrientes, o polén fica ainda melhor com a ajuda dos insetos, já que o valor nutricional dos grãos é reforçado pela saliva das abelhas, que é —cheia de enzimas e vitaminas —e é usada para aglutinar e transportar as partículas.

O ser humano colhe o pólen usando umas telas na entrada da colmeia. Os buracos são tão estreitos que para entrar, a abelha precisa derrubar as bolotas. Na verdade, quando li isso fiquei bem chateada – poxa, estamos roubando todo o pólen das abelhinhas! – mas após pesquisar bastante, descobri que na verdade só alguns buracos são estreitos e que nós coletamos apenas 30% de todo o pólen que elas recolhem. Aliás, elas são tão eficientes que fazem mais de 80 voos por dia cada! A gente pode colher o pólen que ainda sobra um monte pra elas! Ufa!

 

Como consumir o pólen?

O pólen apícola é vendido puro e desidratado, e são umas bolotinhas mesmo, amarelas e marrons. É só adicionar as bolotas a frutas, iogurtes, saladas, cereais… o gosto não é muito forte, mas também não é neutro. Eu imaginei que seria parecido com mel, mas não tem nada a ver! Não é doce nem particularmente gostoso, mas dá para comer puro sem problema!

 

Onde compra pólen apícola?

O pólen está disponíveis em lojas especializadas em produtos naturais, como o Mundo Verde, e online do Bem Vivo Delivery.

 

7 benefícios do pólen na dieta

1) O pólen é um potente energizante – vamos voar igual às abelhinhas!

A gama de nutrientes encontrados no pólen, incluindo carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos essenciais, o torna um tipo de Red Bull natural. E as vitaminas do complexo B ajudam a te manter bem durante todo o dia, aumentando a resistência durante os exercícios físicos e combatendo a fadiga.

2) O pólen regenera músculos e evita a perda de massa muscular – perfeito para as #bundasdurasunidas!

Pólen é um excelente suplemento para quem treina, pois contém 18 dos 22 aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo não produz naturalmente e que precisam ser repostos através da dieta. Esses aminoácidos são usados pelo corpo para combater a fadiga muscular pós-treino, promover a reconstrução e crescimento dos músculos e evitar a perda de massa muscular para quem faz cardio muito intenso. É tipo um whey natural!

3) O pólen é super amigo daquele ida diária ao banheiro!

Além de vitaminas, minerais e proteínas, pólen apícola contém enzimas que podem ajudar na digestão. Além disso, é riquíssimo em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino! 💩

4) O pólen é regenerador e retarda o envelhecimento da pele 

A comidinha das abelhas é usado com frequência em produtos tópicos para evitar rugas, além de produtos que tratam condições inflamatórias e irritações comuns. Os aminoácidos e vitaminas do pólen protegem a pele e auxilia na regeneração das células, o que faz com que a pele tenha uma aparência mais jovem e bonita. Ele também é rico em vitamina A, que tem papel importante em evitar a flacidez. #molesjamais

5) O polén dá um super boost no sistema imunológico

Além de ser ótimo para a flora intestinal, que consequentemente ajuda na melhora do sistema imunológico, o polén tem propriedades antibióticas que ajudam o organismo a lutar contra virus e antioxidantes que protegem nossas células contra radicais livres. Porque ninguém gosta de ficar doente, né?!

6) O pólen protege contra doenças cardíacas 

Devido a sua grande quantidade de rutina, um bioflavonóide antioxidante, o pólen é um ótimo tonificante para osvasos sanguínos, ajudando assim a prevenir o entupimento das artérias, infartos e AVCs. Além disso, pela sua ação circulatória, é recomendo para pessoas que sofrem com as varizes.

7) O pólen ajuda futuras mamães a engravidar

Se você está pensando em engravidar em breve, comece a tomar pólen, pois ele estimula os ovários e aumenta a fertilidade das mulheres. Agora não é mais a cegonha que traz os bebês, e sim as abelhas!   👶

 

Parece ótimo, né!? Vamos experimentar!?

Ah, e se você gostou desse post, dá uma olhada nesses aqui também:

Merdose: cortar ou não a frutose e a lactose da dieta?
Feira orgânica do Ibirapuera: tudo que você precisa saber!
9 alimentos para o dia a dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde

Alguém aí já consumiu o pólen? Sentiram a diferença? Dê seu pitaco!

  • Leila
    25 de dezembro de 2017

    Consultei com um Naturopata que me recomendou. Amei o sabor, não apenas por ser natural mas é um gosto que desperta mas tbm preserva o paladar. A matéria está ótima e a recomendação que recebi é pra consumir 1 colher após as principais refeições. ??

  • Lidia
    21 de setembro de 2017

    Amei a materia. Comecei a consumir pq tava de saco cheio de comer batata doce antes do treino.Obrigada pelas informaçoes tao valiosas.

  • Beemagine
    21 de junho de 2017

    Pessoal, para quem quiser comprar o pólen para conhecer ou quem já consome, entra na nossa página: http://www.beemagine.com.
    Na nossa página do Facebook vão encontrar promoções para comprar esse incrível alimento! ; )

  • Ivoleusa Brandão
    18 de janeiro de 2017

    Eu e minha filha vamos começar a consumir.Espero bons resultados . Minha filha não achou o gosto ruim, e olha que ela é muito chata bjs

    • Luciana Levy
      Ivoleusa Brandão
      10 de fevereiro de 2017

      eu acho uma delicia! 🙂

  • Levitando
    22 de abril de 2016

    1-2 colher de sopa por dia!

  • Ana Santos
    12 de abril de 2016

    Faltou a informação da quantidade que deve ser utilizada diariamente. Grata

  • LULU Real-time: resumão da semana pelo Instagram e Snapchat | 11-17 de Maio 2015 - Levitando... por Luciana Levy
    17 de Maio de 2015

    […] queridinho da minha dieta, o pólen! Aliás, fiz post contando tudo sobre ele no blog, já viram?Pólen apícola: O que é, como consumir, onde comprar + 7 benefícios de incluir na dieta #segundad… 🐝#tácremoso #tágostoso #sucomágico […]

  • Maria Madalena
    16 de Maio de 2015

    Achei horrível

    • Luciana Levy
      Maria Madalena
      17 de Maio de 2015

      ahh não é tão ruim assim, vai! Beijos, Maria!

      • Rodolfo A.S.Calixto
        Luciana Levy
        24 de abril de 2017

        É contra indicado a diabéticos?

Add Comment