Onde comprar produtos orgânicos em São Paulo #segundadabunda

Posted In: Lifestyle

onde comprar produtos organicos

Você sabe onde comprar produtos orgânicos em São Paulo?

Essa é uma pergunta que eu já fiz muuuuito por aqui! Acontece que eu cheguei em São Paulo muito mal acostumada. Lá nos Estados Unidos (onde quem me segue sabe que eu morei por 12 anos!) a disponibilidade e acessibilidade dos produtos orgânicos é bem maior. E nesses sete anos que já moro por aqui, tenho pesquisado bastante para encontrar os melhores lugares de comprar minhas comidinhas orgânicas. Afinal, não dá pra falar de saúde e bem estar sem incluir os orgânicos, não é? ?

Mas antes… por que consumir produtos orgânicos?

 

Porque é muito melhor para você e para o mundo!

A agricultura tradicional faz uso de incontáveis produtos químicos para fazer com que os produtos cresçam maiores e durem mais tempos, mas esses agrotóxicos são extremamente prejudiciais a saúde, causando reações alérgicas, problemas respiratórios, distúrbios hormonais e até câncer. O acúmulo desses produtos químicos multiplica de geração em geração, então a chance de nossos filhos desenvolver esse problemas é maior que o nosso, e o dos nossos netos maior ainda. E não somos só nós que sofremos – esses agrotóxicos se infiltram no solo, na água, no ar  – o planeta é contaminado e todas as espécies que vivem nele também.

Os produtos orgânicos são cultivados usando solos balanceados, adubados naturalmente, e o resultado é alimentos mais nutritivos e saborosos. O sabor e o aroma são mais intensos, e a densidade de nutrientes é maior do que a de produtos tradicionais.

Além disso, o consumo de produtos orgânicos sustenta a agricultura familiar e artesanal, e a longo prazo reduz o poder das grandes indústrias, que pode resultar em preços abusivos. Ou seja, todo mundo só tem a ganhar ao comprar produtos orgânicos.

Onde comprar produtos orgânicos?

 

Produtos orgânicos não são tão facilmente encontrados, embora isso esteja mudando. As grandes redes de supermercado já oferecem alguma variedade (mesmo que inconstante), mas os preços são bem mais altos do que os de produtos tradicionais. Por isso, resolvi juntar algumas soluções que encontrei para podermos comprar produtos orgânicos frescos, de qualidade e a preços acessíveis!

 

Instituto Chão

 

Comprar organicos em sao paulo - instituto chao

Quem me segue no Snapchat sabe que toda semana eu passo no Instituto Chão, e cada semana eu saio de lá com mais elogios que a anterior. Mais do que uma feira orgânica, o Instituto Chão é uma associação sem fins lucrativos que disponibiliza produtos orgânicos a preço de custo. Ou seja, o valor cobrado pelo produto é o mesmo valor que foi cobrado ao Instituto pelo produtor. Eles não têm margem de lucro e por isso, os produtos têm preços super acessíveis, que muitas vezes são ainda melhor do que os de produtos tradicionais nas feiras de rua. Para manter os preços originais e ainda cobrir os custos operacionais, o Instituto pede contribuições em cima das compras, mas o valor destas contribuições são os consumidores que decidem. Além disso, o Instituto é super transparente quanto aos custos operacionais do local, então podemos saber exatamente quanto é legal contribuir em cima de cada real gasto para que eles consigam manter a operação de pé.

Além desse aspecto social super bacana, os produtos à venda por lá são super frescos e a variedade é cada vez melhor, então eu super recomendo! E não tem só frutas, legumes e verduras não, viu? Por lá você encontra pães, ovos, lacticínios, grãos, frutas secas, óleos, compotas e geléias, pimentas, sorvetes, vinhos…

O único ponto fraco do Instituto Chão é que por enquanto só existe uma unidade que pode não ser tão fácil para todo mundo, e não é o melhor lugar do mundo para achar vaga para o carro. Há um estacionamento bem na frente do Instituto que cobra R$15, valor que muitas vezes ultrapassa o valor da compra por lá.

O Instituto Chão fica na Rua Harmonia, 123 na Vila Madalena e abre de quarta a sábado das 10h às 20h.

Feiras orgânicas de rua

 

feira organica

Quem não conseguir ir até o Instituto Chão por motivos de localização ou horários pode optar pelas feiras de rua orgânicas, que também disponibilizam produtos orgânicos frescos e de qualidade. Eu só conheço a feira orgânica do Ibirapuera e acho ela bem boa, mas não vou com mais frequência porque ela acontece bem cedo aos sábados, e muitas vezes a minha prioridade é dormir! hahaha!

As feiras de rua têm uma grande variedade de produtos – além de verduras, legumes e frutas, dá para encontrar lacticínios, massas, pães e industrializados. Os preços não são tão bons quanto os do Instituto, pois os feirantes não vendem a preço do produtor, mas ainda assim vale mais a pena do que comprar nos supermercados, tanto na questão de qualidade e variedade quanto na do valor.

O site da IDEC disponibiliza um mapa com todas as feiras orgânicas da cidade e os horários de funcionamento de cada uma.

Serviços de delivery de produtos orgânicos

 

Quem gosta de comodidade vai adorar os serviços de delivery de produtos orgânicos, que entregam as suas comprinhas orgânicas na porta de sua casa.

delivery produtos organicos

O Organomix tem uma variedade enoooorme de produtos, inclusive carnes, lacticínios, bebidas e industrializados, e é um dos maiores e mais confiáveis serviços desse tipo. Por outro lado, os produtos são caros, com valores bem mais altos do que os dos supermercados tradicionais.

delivery produtos organicos 2

O Raízs é outro serviço de entrega de produtos orgânicos, que apesar de ter uma variedade menor também tem o preço mais baixo. Mas o que realmente me chamou a atenção sobre o Raízs é que quando você compra um produto através do site ele ainda nem foi colhido, ou seja, aquela alface que chega na sua casa é mais fresca impossível!

 

Pra mim, essas são as melhores opções para comprar produtos orgânicos em São Paulo. E pra vocês? Eu deixei alguma dica imperdível de fora? E vocês que são de outras cidades, onde compram os seus produtinhos orgânicos?

Deixem seus pitacos aí nos comentários e compartilhe esse post!

Ah, e veja também:

Feira orgânica do Ibirapuera – tudo que você precisa saber
5 dicas para comer fora sem sair da dieta
Pólen apícola – o que é, onde comprar e como consumir

Kisses! ?

  • Vanessa Amaral da Rocha
    27 de agosto de 2015

    @giovannasilveira

  • Cynthia
    26 de agosto de 2015

    Adorei essa materia dos organicos!! Organomix, produtos de ótima qualidade e ótimos preços!! Achei excelente os preços e a variedade do Bob’s Red Mill!!

Add Comment