O que é HIIT e porque o treino intervalado de alta intensidade é a melhor forma de queimar gordura

Posted In: Lifestyle

Hoje, quando terminei meu treino, tirei aquela fotinho básica no espelho (não me julga! haha!) para postar no Insta e contar tudo sobre o meu treino intervalado de alta intensidade, mas resolvi segurar a foto e deixar a explicação aqui pro blog. Estou há um tempinho querendo escrever sobre HIIT, ou treino intervalado de alta intensidade, já que essa tem sido cotada como a melhor forma de queimar gordura.

hiit treino intervalado de alta intensidade melhor forma de queimar gordura

Vamos começar do começo: a gente está sempre buscando a melhor forma de queimar gordura, né? Mas ouço muita gente reclamar que dificilmente consegue os resultados desejados, e quando converso com essas pessoas, percebo que a maioria está buscando soluções em treinos bem ineficientes – ficam uma hora em cima da esteira, mal suam, e esperam emagrecer. Especialistas (e meus personais!) já descobriram que os treinos de baixa intensidade quase nunca trazem bons resultados quando o assunto é a queima de gordura. Para quem quer baixar o percentual de gordura corporal, o negócio mesmo é investir no HIIT!

HIIT é a sigla de High Intensity Interval Training, ou treino com intervalos de alta intensidade. Esses treinos são uma combinação de atividades de altíssima intensidade com momentos de recuperação. Por exemplo, alternando dois minutos de tiro na velocidade máxima que você consegue seguido de três minutos de caminhada para descansar. Os períodos de altíssima intensidade ativam o metabolismo e o faz funcionar num nível elevado durante os intervalos de descanso e, melhor, durante várias horas após o treino, queimando gordura como forma de energia e tornando o processo de queima de gordura realmente eficiente.

Agora, antes de continuarmos, preciso enfatizar uma coisa: para a queima de gordura ser realmente eficiente, os intervalos de alta intensidade têm que ser super fortes mesmo! É para ficar ofegante, com o batimento cardíaco lá em cima! O meu BPM chega a 183 nos períodos de alta intensidade, mas não se baseiem nos meus números – cada pessoa tem a frequência cardíaca diferente, então descubra o seu máximo com a ajuda de um profissional de educação física!

Algumas vantagens do HIIT:

⇒ Se você se empenhar e realmente der o seu máximo nos períodos de alta intensidade, os treinos HIIT não precisam ser longos para queimar gordura.

⇒ Treinos de à partir de 20 minutos já têm ótimos resultados.

⇒ Dá para fazer os treinos HIIT em qualquer lugar. Tudo que você precisa é um tênis!

⇒ Como o objetivo é ter períodos de frequência cardíaca elevada, pessoas de qualquer nível de condicionamento físico podem investir no HIIT.

Já estão interessadas, né, gatonas? Então deixa eu dar alguns exemplos dos meus treinos de HIIT para vocês sairem por aí queimando todas as gordurinhas e mostrando as barriguinhas nesse verão!

Exemplo de Treino HIIT

Quando vou fazer um treino HIIT na esteira, geralmente alterno a corrida com a caminhada, já que os tiros são super fortes. Uma corrida de meia hora fica assim, mas lembrem que as velocidades são relativas! 9km/h já foi tiro pra mim, hoje é trote. Depende do seu condicionamento físico, então adapte as velocidades ao seu nível!

Min 1-3: Caminhada 5km/h

Min 3-5: Trote 9km/h

Min 6: Corrida leve 10km/h

Min 7-8: Tiro 12km/h

Min 9: Caminhada 5km/h

Min 10: Trote 9km/h

Min 11-12: Corrida leve 10km/h

Min 13-14: Tiro 12km/h

Min 15: Caminhada 5km/h

Min 16: Trote 9km/h

Min 17-18: Corrida leve 10km/h

Min 19-20: Tiro 12km/h

Min 21: Caminhada 5km/h

Min 22: Trote 9km/h

Min 23-24: Corrida leve 10km/h

Min 25-26: Tiro 12km/h

Min 27: Caminhada 5km/h

Min 28: Trote 9km/h

Min 29-30: Corrida leve 10km/h

Min 31-32: Tiro 12km/h

Mas ó, não se limite à esteira! O nosso corpo gosta de novos estímulos, então varie: faça um dia na bicicleta, outro na escada… o importante é intervalar os períodos de alta intensidade com alguns minutos de descanso. E sim, você acabará pingando! Adoro! Outra coisa importante: limite os treinos de HIIT a três vezes por semana, já que os estímulos são realmente muito fortes. Nos outros dias, faça musculação que também é uma ótima forma de queimar gordura! Lembra que já falei nesse post aqui, musculação emagrece!?

E aí, vão testar o poder de queima de gordura dos treinos HIIT? Me contem! COMENTE!

treino intervalado de alta intensidade: a melhor forma de queimar gordura

  • Ana Paula
    29 de março de 2016

    Faço 15 min de hiit com 60 seg a alta intensidade em média 14km/h e descanso de 60 seg a 5,5km/h. Será que posso fazer esse treino 6 vezes na semana?? E será que estou dando meu máximo na intensidade alta???

    • Luciana Levy
      Ana Paula
      7 de abril de 2016

      Oi Ana Paula! Acho que você deveria intercalar esse treino com treinos de musculação, pois precisa fortalecer os músculos para não se machucar.

  • Izabelle Salles
    3 de março de 2016

    Faço treino intervalado a duas semanas na esteira e hoje comecei escada. Pra mim 9km/h ainda é uma corrida kkkk e além disso, todo treino é diferente do outro, sendo eles progressivos. Eu adoro!! Cada dia é um desafio novo por meu corpo, e agora tem a escada pra me desafiar mais ainda no hitt

  • Levitando
    11 de janeiro de 2016

    hahahah falei que é tenso o negócio! 🙂
    Fico feliz que tenha gostado do post! Boa sorte e volte sempre!
    Beijosss

  • Marcela Lino
    10 de janeiro de 2016

    Oiiiii! Comecei ontem o treino intervalado e to sentindo até agora rs os efeitos nas pernas e bumbum! Gostei mto do seu post… Incentivador! Bj

  • Rivaldo Souza
    17 de Maio de 2015

    sempre mudem os estímulos, não só em aeróbios, como tbm em resistidos, vc consegue dar um UP em seu metebolismo

  • Treino para emagrecer - o treino que faço para queimar gordura! #segundadabunda - Levitando... por Luciana Levy
    4 de Maio de 2015

    […] E já que a parte de musculação é rapidex, o coach colocou um cardio super intenso no final do treino de 20 minutos, que otimiza a queima de gordura. Já falei sobre esse tipo de treino por aqui, lembra!? Chama HIIT e tem post explicando porque ele funciona tão bem aqui ó: HIIT: O que é HIIT e porque o treino intervalado de alta intensidade é a melhor forma de queimar …. […]

  • alimentos e suplementos que ajudam a emagrecer
    3 de março de 2015

    […] A estratégia mais recomendada pelos nutricionistas é aliar uma alimentação equilibrada com uma prática regular e intensa de exercícios físicos, e é isso que funciona para mim. Vocês que seguem meu Insta sabem que sou rata da academia e […]

  • Michelle Villaverde
    11 de fevereiro de 2015

    Como mede esses tiros de km?

  • Ingrid Tavares
    10 de fevereiro de 2015

    É assim mesmo..como ela falou, vc dá o tiro no máximo que VC conseguir..depois vai aumentando

  • 4 dicas fáceis para ter um estilo de vida mais saudável
    15 de janeiro de 2015

    […] O que é HIIT e porque o treino intervalado de alta intensidade é a melhor forma de queimar gordur… […]

  • bianca
    30 de dezembro de 2014

    Pretendo começar a academia nos próximos dias. Não tenho nenhum tipo de condicionamento físico (sedentária nivel master). Posso fazer isso já no primeiro dia?

    • Luciana Levy
      bianca
      14 de janeiro de 2015

      Oi Bianca, desculpe a demora! Olha, o HIIT é bom porque ele é adaptável a qualquer exercício e qualquer nível de condicionamento físico. Você pode fazer sim… se for andar na esteira, por exemplo, alterne entre terreno plano e subida. O importante é que você fique BEM ofegante nos intervalos fortes e descanse nos intervalos fracos, tá? Boa sorte! Depois me conta! 🙂 BeijãO!

  • Alessandra
    17 de dezembro de 2014

    Olá, comecei o HIIT essa semana, o máximo que eu consigo é o intervalo de 6km a 9km, 1 minuto de cada após o periodo de aquecimento, ontem cheguei a 10,5 km mas hj não consegui, saí da academia morrendo rsrsrs

    • Luciana Levy
      Alessandra
      18 de dezembro de 2014

      Hahahaha mas é pra sair morrendo mesmo, taí o segredo da coisa! 🙂 Boa sorte, Alê! Beijos!

  • Alessandra Freitas
    17 de dezembro de 2014

    Olá, comecei o HIIT essa semana, o máximo que eu consigo é o intervalo de 6km a 9km, 1 minuto de cada após o periodo de aquecimento, ontem cheguei a 10,5 km mas hj não consegui, saí da academia morrendo rsrsrs

  • Graziela
    3 de dezembro de 2014

    Olá Luciana. Comecei a testar o Hitt nesta semana. Estou na esperança forte de resultados. Gosto sempre de buscar novos estímulos. No primeiro dia, fiquei cansada o dia todo. Estou fazendo 20″ de corrida power 13 km/h por 60″ de caminhada em 6,5-7,0 km/h. Hoje foi meu segundo dia e já fiquei bem menos cansada. Vi que no seu esquema vc fez variações… Não vi em nenhum outro site deste jeito… Estou tentando encontrar o meu! Obrigada pelas dicas

    • Luciana Levy
      Graziela
      4 de dezembro de 2014

      Grazi, fico feliz que você esteja tentando algo novo! O HIIT realmente é ótimo, e na minha opinião, bem mais gostoso de fazer do que cardio constante. Vou postar mais ideias de treinos HIIT em breve, tá? 🙂 Beijão e volte sempre!

  • jhonatan
    31 de outubro de 2014

    Ola, estou cursando educacao fisica, e realmente o HIIT tem sido muito nem falado… meus professores dizem que é uma otima forma de perder peso.. parabens pelo artigo e pela sua forma fisica.

    • Luciana Levy
      jhonatan
      4 de novembro de 2014

      É isso aí Jhonatan! Obrigada! Beijão!

  • Patty
    11 de setembro de 2014

    Eu naum consigo malharrrrr… Odeiooo… To enorme :(((

    • Luciana Levy
      Patty
      4 de novembro de 2014

      Ahh Patty, consegue sim! Já me segue no Insta? Posso te ajudar a motivar! 🙂 @lucianar Beijão! e volte sempre

Add Comment