Jennifer Lawrence, as fotos vazadas, e por quê devemos conversar sobre isso.

Posted In: Lifestyle

Nessa madrugada, entre uma taça de vinho e a vigésima lamentação pela minha falta de sono, apareceu uma notificação no meu celular: “Você recebeu uma nova imagem”. Abri o arquivo e logo me veio na cabeça a musiquinha de abertura do Oscar 2013, “We Saw Your Boobs,” na qual Seth MacFarlane aponta às atrizes que escolheram aparecer nuas em filmes. Angelina Jolie, Meryl Streep, Halle Berry e mais um monte são mencionadas, até ele mandar: “We haven’t seen Jennifer Lawrence’s boobs at all!” (Os peitos da Jennifer Lawrence nós não vimos!) Nisso, JLaw orgulhosa com a sua escolha de não mostrar o corpo, comemora com um “Yeah!” vitorioso:

Aquele momento de triunfo da atriz por ter o controle absoluto sobre o seu corpo foi lindo, e fico triste em pensar que esse direito básico foi (grotescamente) roubado dela por um hacker que invadiu seu iCloud e expôs fotos que claramente não foram tiradas para mim, nem para você, nem para nenhum dos meninos que estão batendo uma pra ela agora.

Vamos deixar claro: eu adoro mulher pelada – o corpo feminino é lindo, sensual, persuasivo. Uma mulher de vinte-e-poucos anos é um ser sexual, e a habilidade de usar o corpo como forma de expressão é um presente que nos faz sentir super poderosas. Jennifer Lawrence (como muitas de nós) escolheu tirar fotos do seu corpo num momento de desejo, e no auge de sua feminilidade virou alvo de mais um bafafá de fotos vazadas.

Tenho pensado bastante sobre o ocorrido ao longo do dia e, ao conversar com os amigos, surgiram alguns temas recorrentes, entre eles, “Ela não devia tirar as fotos se não quisesse que fossem vistas” e “qualquer mulher que posa assim sabe do risco que corre.” Eu, como uma mulher que curte algumas safadezas, fico bastante perturbada com discursos como esses. Por quê que uma mulher bonita e saudável e sexual como ela (ou eu ou você) tem que deixar de fazer coisas que, convenhamos, nos relacionamentos de 2014 são perfeitamente normais, por medo de um psicopata ganancioso por mais Bitcoins (sim, esse foi o motivo do hacker) ou um cara sem noção nos expor de forma imprópria? De onde vem a ilusão desse direito?

Outra pérola soltada por um homem: “Mas ela está super gostosa, agora o mundo inteiro quer comê-la!” E quem falou que queremos esse desejo difundido globalmente de sermos comidas? Aliás, não é preciso ir muito longe – quem falou que aquela cantada de pedreiro na rua nos faz sentir bem? Tadinhos, eles nunca terão noção do que é a realidade do dia-a-dia de uma mulher.

jennifer-lawrence

Claramente esse leak está tendo bastante repercussão, desde o compartilhamento compulsivo das fotos até criação de hashtags de “solidariedade” no Twitter, como a #leakforJLaw (que é um absurdo, confira.) Outras celebridades envolvidas no mesmo leak já se manifestaram, e feministas de todos os pontos do espectro já deram suas opiniões. Por exemplo, a Lena Dunham, que vive balançando os peitinhos na tela, pediu no Twitter que as pessoas não olhassem as fotos vazadas da J Law, como respeito à violação da privacidade da moça. Uma amiga minha se juntou a esse movimento e falou que não veria as fotos, “para não incentivar e também porque poderia ter sido comigo.”

Já eu não vou pedir pra vocês não olharem. Eu olhei sim as fotos quando recebi e encaminhei para o meu namorado, pois sabia que ele também gostaria de ver. Somos humanos e gostamos de sexo, e as vezes pecamos por isso. Mas acho que ocorridos como esse são uma oportunidade para começarmos um diálogo que está desesperadamente em falta. Não temos como desvazar as fotos, mas podemos sim trocar ideias e difundir pontos de vista, e quem sabe ajudar nossos amiguinhos a entender que não é OK iniciar o compartilhamento de fotos que não foram intencionadas para o olho público, nem muito menos jogar a culpa em cima da pessoa cuja privacidade foi violentada. Jennifer Lawrence e milhares de mulheres, inclusive eu, aparecem em fotos sensuais na privacidade de seus relacionamentos com o objetivo de satisfazer uma fantasia entre duas (ou mais?) pessoas. Quem já fez, sabe: é gostoso, apimenta o relacionamento e alimenta a auto-estima. Mas jamais gostaríamos que essas fotos caíssem na rede para o mundo inteiro ver. O por quê das fotos terem sido tiradas é um assunto que pertence apenas a quem as tirou, já o como e o por quê delas terem ido parar no meu Whatsapp é campo fértil para discussão, e merece nossa paciência e atenção. Olhar e compartilhar ou não as fotos não vai mudar o fato delas terem sido vazadas, mas conversar com quem não sabe o que é ser dona de um corpo-objeto e explicar que culpar a vítima não é argumento válido é um bom primeiro passo para, quem sabe um dia, podermos desfrutar do nosso sexo e da nossa privacidade em paz.

O que vocês acham sobre isso tudo? Alguém aí já sofreu com algo parecido? COMENTE!

PS: já recebi fotos de pipi e também jamais compartilharia. Respeito é respeito, independente se é com homem ou mulher. 😉

  • As 8 maiores tendências de beleza de 2014
    22 de dezembro de 2014

    […] há tempos, mas esse ano a tendência realmente pegou lá fora. Lindsay Lohan, Kristin Stewart e Jennifer Lawrence adotaram, e no Pinterest não faltam […]

  • Look do dia: Como usar faixa no cabelo
    3 de dezembro de 2014

    […] que o cabelo está preso e amarrar as correntes atrás, nas costas. Achei que ficou lindo! Tipo Jennifer Lawrence no Oscar […]

  • 5 dicas de como proteger fotos íntimas
    3 de dezembro de 2014

    […] que foram vazadas fotos íntimas da Jennifer Lawrence e várias outras celebridades na madrugada de ontem, muita gente ficou preocupada com a segurança […]

  • Xavier Mantilla
    2 de setembro de 2014

    Muito verdade e muito certo, parabens por esta materia!

  • Pamela
    1 de setembro de 2014

    Pipi! Hahahaha Lu você é demais

  • Renata
    1 de setembro de 2014

    Também acho que deveríamos poder fazer o q quisermos sem medo de cair na net. Um saco isso.

    • Luciana Levy
      Renata
      3 de setembro de 2014

      É uma questão de educação, e tenho esperança que as pessoas vão ficar menos ignorantes se conversarmos mais sobre isso.

  • Lili
    1 de setembro de 2014

    Lu, falou tudo! É isso mesmo.

  • Super fã
    1 de setembro de 2014

    Concordo em número e grau! Beijao

    • Luciana Levy
      Super fã
      3 de setembro de 2014

      Hahaha super fã <3 <3 <3 Obrigada! 🙂

Add Comment