TV LULU: um tour completo pelo Instituto Chão

Posted In: Lifestyle

Verduras-frutos-e-resumo-dos-ideais-do-Instituto-Chao

Foto: Coisos on the go

Quem me segue no Snapchat (? lucianar)  sabe que toda semana eu faço uma visita obrigatória ao Instituto Chão. Essa foi uma das melhores descobertas da minha vida nos últimos tempos – afinal, quem não quer comprar produtos fresquinhos orgânicos e super baratos?! –  e sempre dou essa dica porque tenho certeza que quem gosta de se alimentar bem também vai amar! Por isso, esses dias eu gravei um tourzão completo pelo Instituto para vocês conhecerem o lugar e verem que dá sim para consumir produtos orgânicos sem gastar os óio da cara! hahaha!

O que é o Instituto Chão?

Meu primeiro instinto é chamar o Instituto Chão de uma feira orgânica, mas na verdade ele é muito mais do que isso. O Instituto Chão é uma associação sem fins lucrativos que disponibiliza produtos orgânicos a preço de custo. Ou seja, o valor cobrado pelo produto é o mesmo valor que foi cobrado ao Instituto pelo produtor. A intenção deles é que a população tenha acesso a produtos frescos e de qualidade a preços justos, além de estimular o consumo de produtos orgânicos, que protegem o meio ambiente e ainda ajuda a pequenos produtores que não têm espaço no mercado altamente competitivo da agricultura de escala.

Com esse conceito de consumo sustentável, eles criaram um sistema de venda onde eles não têm margem de lucro e por isso, os produtos têm preços super acessíveis, que muitas vezes são ainda melhor do que os de produtos tradicionais nas feiras de rua. Para manter os preços originais e ainda cobrir os custos operacionais, o Instituto pede contribuições em cima das compras, mas o valor destas contribuições são os consumidores que decidem. Além disso, o Instituto é super transparente quanto aos custos operacionais do local, então podemos saber exatamente quanto é legal contribuir em cima de cada real gasto para que eles consigam manter a operação de pé.

Além desse aspecto social super bacana, os produtos à venda por lá são super frescos e a variedade é cada vez maior, então eu super recomendo! E não tem só frutas, legumes e verduras não, viu? Por lá você encontra pães, ovos, lacticínios, grãos, frutas secas, óleos, compotas e geléias, pimentas, sorvetes, vinhos…

E  como eu sou super fã da iniciativa (e amo os produtos à venda lá!) decidi fazer um vídeo-tour do Instituto para vocês conhecerem melhor. Dá um play aí!

 

O Instituto Chão fica na Rua Harmonia, 123 na Vila Madalena e abre de quarta a sábado das 10h às 20h.

E aí, gostaram do vídeo? Já conheciam o Instituto Chão? Onde vocês fazem as suas compras de produtos orgânicos?!

Deixem seus pitacos nos comentários aí embaixo e já aproveita pra se inscrever no canal do Levitando no YouTube, assim vocês não perdem nenhuma novidade! ?

Ah, e se você gostou desse post, veja também:
♦ Onde comprar produtos orgânicos em São Paulo
♦ Receita de batata doce gostosa e saudável – e extremamente fácil! 
♦ 7 alimentos para nunca comer se você quer emagrecer
♦ 5 dicas para comer fora sem sair da dieta

Kisses! ?