História da Maquiagem (Parte 2)

Posted In: Lifestyle

Olá meninas! Hoje darei continuidade ao giro pela história da maquiagem e da cosmética que começamos. Vamos lá?

Nada era como conhecemos hoje…

história da maquiagem

Até chegar aos nossos lindos, práticos e luxuosos estojos de maquiagem, as nossas ancestrais tinham que viver com itens artesanais e até prejudiciais a saúde.

Antes dos pincéis, os olhos das egípcias eram pintados com pontas de palitos de madeira ou marfim. Para criar bastões, eram utilizados os caules de algumas plantas macias. Derramavam nele as misturas, moldavam a sua vontade, esperavam que ela se solidificasse e cortavam delicadamente para retirar o preparo de dentro. Estava pronto um “lápis”!

As primeiras bases provavelmente saíram das mãos dos curandeiros egípcios. Suas misturas de chumbo (misturado com leite, gordura animal ou vegetal) era usadas para proteger a pele dos danos do sol e da aridez do deserto.

A história da maquiagem no Japão é um pouco diferente: as mulheres clareavam suas peles com um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi (pó-de-arroz). Sabemos que o mundo todo fez uso deste invento, e que desde então a pele clara tornou-se uma obsessão. A arte nos mostra moçoilas que não desgrudam de suas sombrinhas. Dourar a pele só virou moda com a imortal Coco Chanel!

Sem os privilégios dos batons, os lábios eram realçados com produtos naturais como rena ou frutos vermelhos. Tivemos que aguardar até o século XVIII para os franceses inventarem os bastões pelos quais suspiramos até hoje. E estes mesmo frutos vermelhos deram origem ao rouge, primeiro blush em pó. E advinha quem inventou? Alexander Bourjois!

Eugene Rimmel elaborou no século XIX uma pasta, não tóxica, para ser aplicada nos cílios: o rímel!! E Thomas Williams aperfeiçou este invento, misturando vaselina e pó de carvão, a pedido de sua irmã Maybel. E o que saiu desta mistura? A Maybelline. Esta última não falta da minha necessaire.

E tem muito mais histórias que nos fazem ter uma outra visão sobre nossos produtinhos de beauté. Prometo voltar com mais história da maquiagem em breve 😉

Um beijão e até a próxima.

Rafaela Figueiredo conta a história da maquiagem

Fontes:

história da maquiagem – blog de moda

  • Cassie
    8 de novembro de 2012

    Nossa!!!!! Adorei as histórias!!!! Mega interessantes!!!!
    Quero ver novos capitulos eih! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Rafaela Figueiredo
      Cassie
      8 de novembro de 2012

      Que bom que você gostou Cassie!
      Não posso prometer para breve, mas teremos mais capítulos sim!

      Beijão

  • Luciene
    25 de outubro de 2012

    Nossa, imagina só passar delineador com palitinho de madeira! Que horror! Mto interessante, curti. Rafa, manda mais dicas de beleza pra gent. bsj

    • Rafaela Figueiredo
      Luciene
      27 de outubro de 2012

      Olá Luciene,

      Evoluímos bastante, não é?
      Pode deixar que já tenho alguns truques na manga 🙂

      Beijo!

  • Jéssica Natasha Cazal
    23 de outubro de 2012

    Olá, eu tenho um blog onde o foco é meu trabalho, faço ilustrações. Recentemente eu tive a ideia de fazer tirinhas engraçadas sobre o dia a dia das mulheres. São tirinhas de humor bem fofinhas. Gostaria que conhecesse. Elas são feitas

    para se espalharem por blogs e redes sociais. Por isso, peço a você que se estiver gostado poste em seu blog. Estou fazendo parcerias com quem está postando minhas tirinhas, é só entrar em contato comigo.
    As tirinhas são postadas sempre aqui: http://pudimengorda.blogspot.com.br/search/label/tirinhas
    Espero que goste
    Beijos!

    • Rafaela Figueiredo
      Jéssica Natasha Cazal
      27 de outubro de 2012

      Oi Jéssica,

      Vi seu blog e adorei!
      Você tem talento. Não desista, pois você vai longe 🙂

      Beijo!

Add Comment