Emagrecer – parte 2: dicas para emagrecer com saúde

Posted In: Lifestyle

Dicas para emagrecer com saúde: como perder peso

Ontem contei para vocês a minha luta com a balança dos últimos anos e prometi que hoje contaria tudo que aprendi ao longo dessa batalha. Como falei, passei por psicólogo, nutricionista e professores de ginástica para emagrecer e continuar magra, e aprendi muito – claro que não deixaria de compartilhas as dicas de como emagrecer com saúde com vocês.

Minha mãe sempre diz “Não quero perder peso porque quem perde sempre acha! Quero me livrar do peso.” E com isso ela acerta no ponto crítico – a maioria das pessoas fazem dietas, emagrecem, e logo engordam tudo de novo. Portanto, esqueçam a palavra regime! Regimes são solucões temporárias a um problema maior. Digo o mesmo sobre as dietas da moda: a dieta do tomate, a dieta da sopa, a dieta sem carboidrato – é óbvio que a pessoa perde peso com qualquer uma dessas dietas pois estão cortando um número x de ingredientes de todas as refeições, o que necessariamente se traduz a calorias cortadas e quilos perdidos, que logo são encontrados quanto a pessoa volta a comer aquilo que foi proibido.

Esquecidas as palavras regime e dieta, chegou a hora de aprender uma nova: reeducação alimentar. Qualquer coisa que fizermos para emagrecer tem que ser uma mudança sensata e sustentável no longo prazo para que não engordemos novamente. Para isso, é preciso repensar tudo que comemos todos os dias e, claro, tudo o que não comemos.

Como emagrecer com saúde

Vamos começar do começo. O nosso peso é o resultado de uma matemática simples e diária de nossos organismos. Calorias ingeridas – calorias gastas = calorias guardadas (na forma de gordura no nosso corpo). Para emagrecer, precisamos fazer com que o número de calorias ingeridas seja menor que o número de calorias gastas, o que força o corpo a usar os depósitos de gordura no corpo como fonte de energia. OK, isso todo já mundo sabe. O desafío é ingerir um volume de comida que nos satisfaça diariamente sem ultrapassar o limite de calorias necessárias para emagrecer. E é aí que entra a tal reeducação alimentar. Um exemplo: suponhamos que chegou a hora do almoço e você está com muita fome. Na sua frente você encontra duas opções: uma opção é bife à parmegiana com batata frita e arroz branco e uma fatia de bolo de chocolate de sobremesa e a outra é arroz integral com feijão, legumes cozidos e filé de peixe grelhado com uma salada verde e uma fatia de melancia de sobremesa. Qual você escolheria?

Apesar de ambas as opções constituírem um almoço completo, a primeira tem no mínimo o dobro das calorias, se não mais. Imagina quantas calorias você pode cortar só de fazer escolhas mais inteligentes na hora das refeições? Isso deve ser a base da alimentação de qualquer pessoa magra: mais frutas, verduras e legumes! E por mais que tenha muita gente que diz não gostar de verdura ou que não consegue viver sem comer açúcar em todas as refeições, aí vai um fato: nosso organismo demora 21 dias para criar um hábito, então se você comer uma coisa que você odeia durante 3 semanas, no final dos 21 anos você terá aprendido a gostar do alimento! Animador, não?

Agora que já conversamos sobre a importância de fazer escolhas sábias nas refeições, vamos a algumas dicas:

◊ Sempre faça seu prato e coma longe das travessas de comida. Assim, você diminue a probabilidade de querer repetir.

◊ Lote seu prato de verduras e legumes. Esses alimentos enchem a barriga e nos dá a sensação de saciedade com pouquíssimas calorias.

◊ Coma algo de três em três horas mas cuidado! A maioria das calorias ingeridas devem ser no café da manhã, almoço e jantar. As outras refeições devem ser apenas pequenos lanchinhos para que seu metabolismo continue funcionando rápido. Entre meus lanchinhos favoritos estão:

→ 1 fruta e 1 polenguinho light
→ uma “mãozada” de amêndoas, castanhas ou nozes
→ 1 barrinha de cereal e 1 polenguinho light
→ iogurte

◊ Descubra o exercício físico que você ame e que possa fazer diáriamente. Pode ser corrida, yoga, dança, sexo, tanto faz, desde que você se movimente todos os dias.

◊ Abuse de alimentos termogênicos que aumentam a temperatura do corpo e nos faz queimar mais calorias naturalmente. Alguns exemplos são chá verde, pimenta malagueta e gengibre. Eu tomo uma xícara de chá verde com todas as refeições principais.

como emagrecer. ser magra

◊ Use menos adoçante. Por mais que possa fazer sentido que ao substituir a açúcar por um adoçante sem calorias, na verdade os artificiais nos dão mais vontade de comer doce e acabamos comendo mais porcaria.

◊ Quando você for ao shopping, supermercado ou qualquer outro estabelecimento com um grande estacionamento, pare o carro o mais longe possível para que você precise andar mais. Cada caloria que gastamos a mais conta – de grão em grão a galinha enche o papo!

◊ Aprenda a cozinhar pratos lights. Além de gostosos, torna o processo de emagrecimento divertido!

◊ Nunca coma nada direto do pacote. Coloque em um prato ou uma cumbuca e coma só a porção.

◊ Tome cuidado com as bebidas. Sucos, chás adoçados e refrigerantes são lotados de calorias!

◊ Falando em bebidas, nem preciso falar sobre ácool, né?

◊ Troque arroz e farinha branca pela variedade integral. Além de ser ricos em fibra, faz bem para o coração e até para a pele!

◊ Gelatina light é uma ótima opção de sobremesa!

◊ Que tal trocar o elevador pelas escadas?

◊ Durma bem! Um corpo cansado não consegue queimar calorias com tanta eficiência.

◊ Nada é proibido. Coma com responsabilidade e não passe vontade!

◊ Escolha um dia da semana que você possa quebrar todas as regras e comer o que quiser!

Depois que eu aprendi que o que eu faço a maior parte do tempo é o que conta, consegui relaxar e emagrecer com saúde e sem nóia. Percebi que comer um pedação de bolo um dia não engordaria se na maioria dos dias eu me alimentasse bem e, consequentemente, o doce deixou de ser tabú. E, por incrível que pareça, salada passou a ser meu prato favorito! Nós seres humanos somos adaptáveis, só é necessária uma boa dose de boa vontade que a gente consegue!

Alguém tem mais dicas para emagrecer? Conta pra mim aí! COMENTE!

como emagrecer

  • Paulo Pereira
    11 de março de 2013

    Quando pensamos emagrecer devemos alterar alguns dos nossos hábitos alimentares, fazendo uma reeducação alimentar.
    Para quem deseja emagrecer, o exercício físico dever ser praticado com regularidade para aumentar o gasto energético de forma a que as calorias gastas sejam superiores às ingeridas. A melhor maneira de fazer é aumentando a actividade física.

  • Wanessa Andrade
    16 de agosto de 2012

    adorei as dicas querida!, parabéns..

  • Wanessa Andrade
    16 de agosto de 2012

    adorei as dicas querida!, parabéns..

  • Wanessa Andrade
    16 de agosto de 2012

    adorei as dicas querida!, parabéns..

  • Wanessa Andrade
    16 de agosto de 2012

    adorei as dicas querida!, parabéns..

    • Luciana Levy
      Wanessa Andrade
      18 de agosto de 2012

      Obrigada, Wanessa! Beijão!

  • Valeria Pires
    15 de agosto de 2012

    Lu, adorei sua matéria! Lá no trabalho estamos todas na fase "comida light" tb. Todas queremos estar em forma para o verão! Eu tenho uma dica que aprendi ontem, semente de chia é ótimo para desentoxicar e emagrecer! Beijim

    • Luciana Levy
      Valeria Pires
      18 de agosto de 2012

      Oi Valéria! Sabia que muita gente ia se identificar, rs. Ouvi falar da semente de chia! Tá tomando? Bjs!

Add Comment