Merdose: cortar ou não a frutose e lactose da dieta?

Posted In: Lifestyle

devo cortar frutose e lactose da dieta

Eu tenho um amigo que é uma inspiração absoluta quando o assunto é fitness, e sempre conversamos bastante sobre treino e alimentação. Uma das maiores convicções dele no quesito alimentação é sobre a família da “merdose”. Eu explico! De acordo com esse meu amigo, qualquer coisa que termine com “ose” é uma merda e só serve para estragar a alimentação e atrapalhar o treino. A família da merdose inclui frutose (qualquer fruta), lactose (qualquer derivado de leite) e glicose (açúcar!). E enquanto eu concorde até certo nível com o corte parcial do açúcar, não posso dizer o mesmo sobre frutose e lactose. Acho que é possível incluir frutas e lacticínios na dieta e ainda perder peso e ser saudável. Vamos conversar sobre isso. 

Tem muita gente que alega que ambos atrapalham muito o desempenho de quem está tentando entrar em forma – a frutose por conter um índice glicêmico alto e causar picos de insulina, que por vez causa o corpo a manter gordura localizada, e a lactose por prejudicar na definição dos músculos.

A questão do IG da fruta é bem fácil de contornar – basta ingeri-la após uma refeição que contenha proteínas e gorduras boas para diminuir a velocidade de absorção da frutose e, consequentemente, a produção de insulina.

devo cortar frutose e lactose da dieta

Já a da lactose não é tão simples, mas eu acredito que consumir comidas saudáveis e minimamente processadas é o ideal. Essa é a minha regra com a lactose: eu como iogurtes e queijos artesanais, mas evito produtos altamente processados.

devo cortar frutose e lactose da dieta

Eu já tentei excluir a lactose e a frutose da dieta, e não fui a pessoa mais feliz do mundo. O estresse de cortar coisas que eu amo e considero saudáveis foi maior que a diferença que senti no corpo, e isso acabou prejudicando todo o meu desempenho. Aprendi que posso sim incluir um queijo branco na minha tapioca e uma fruta no café da manhã, que continuo perdendo gordura. Aliás, emagreço e mantenho melhor quando não tenho altas restrições na dieta, porque eu alimento meu espírito também. Dietas restritivas podem ser um caminho temporário para atingir alguma meta muito específica, mas nutrir o corpo e a alma é bem mais importante. O prazer de comer é tão importante quanto a ciência dos nutrientes que ingerimos, e ignorá-lo é ignorar uma parte de ser humano.

devo cortar frutose e lactose da dieta

Equilíbrio é tudo, gente, e o mais importante é, acima de tudo, ser feliz! Então come a sua frutinha, ninguém vai morrer (ou engordar) por isso!

E você, o que acha de cortar ou não  frutose e lactose? Qual foi a sua experiência com isso? Dê seu pitaco!