10 dicas para emagrecer – Chega de sofrer!

Posted In: Lifestyle

Quem me segue no Instagram já viu as inúmeras selfies na academia (isso é um vício, gente! Afff!), e muitas das minhas leitoras e seguidoras me procuram em busca de dicas para emagrecer. Quem não me segue pode começar já, clicando aqui! hahaha! Enfim gatas, eu já fiz vários posts abordando assuntos do tipo como emagrecer, como comer melhor, como ficar gostosona (haha) e similares aqui no blog e lá no Instagram também, mas a verdade é que não existe uma receita infalível para perder peso, nem uma fórmula mágica que funciona para todo mundo. Estar em forma é uma combinação de alimentação saudável, consciente e equilibrada, exercícios físicos, cabeça no lugar, muita disciplina e hábitos que construímos ao longo de muito tempo. Isso tudo não acontece do dia para a noite – lembra do meu post contando da minha trajetória para o emagrecimento? Sim, eu também já fui gordinha! Tendo em vista todas essas dificuldades, resolvi montar uma listinha de 10 dicas para emagrecer, daquelas que não nos engessam a cardápios super limitados nem treinos impossíveis, mas que dão mais importância ao bom senso, à saúde e à auto-estima!

10 dicas para emagrecer

10 dicas para emagrecer

1. Regimes não funcionam. 

Comer bem e fazer exercícios funciona. Você deve pensar no emagrecimento como parte de uma mudança no estilo de vida como o todo, não de um regime temporário. A não ser que você fique de regime para o resto da vida (o que é praticamente impossível, já que a maioria dos “regimes” inclui o corte absoluto de certas comidas, e ninguém quer essa tortura, não é?), assim que acabar o regime você acabará voltando aos hábitos antigos e engordando tudo o que perdeu. A chave é aos poucos mudar os seus hábitos alimentícios com reeducacão alimentar (leia mais sobre isso aqui!), e escolher na maioria das vezes comidas naturais, integrais, nutritivas e não industrializadas.

dicas para emagrecer - regimes não funcionam



2. Coma pouco o tempo todo!

Pensa assim: seu metabolismo é uma chama e quando você coloca mais lenha, ela queima com mais ardor. Se você não coloca lenha, ela morre. Se você der combustível pro seu metabolismo constantemente (ou seja, comendo 4 a 6 pequenas refeições espaçadas espaçadas a cada 3 ou 4 horas) ele queimará com força o dia inteiro, queimando mais calorias e metabolizando gorduras mais eficientemente. Portanto, planeje-se e tenha sempre um lanchinho por perto, para não ficar muitas horas sem comer e não deixar o seu metabolismo ficar lento!

dicas para emagrecer - coma pouco o tempo todo



3. Olhe para VOCÊ antes de tudo.

Eu acho que antes de resolver que temos que mudar, precisamos entender e aceitar o corpo que já temos. Todas nós nascemos únicas, cada uma linda do seu jeito e com qualidades que devemos agradecer e nos orgulhar todos os dias! Emagrecer, entrar em forma, ter uma alimentação mais regrada e uma vida mais saudável são formas de acrescentar ainda mais à todas as coisas boas que já nos pertence, e não uma forma de substituir quem já somos. Antes de se jogar no projeto transformação, reconheça seus melhores atributos! Gosto de um exercício rápido e delicioso que faço todos os dias antes de malhar: fico de frente para o espelho e em vez de reparar nas coisinhas que me incomodam em mim, faço um esforço para reparar no que está lindo em mim naquele dia. E você? Gosta dos seus lábios carnudos? Das ondas do seu cabelo? Da sua bunda avantajada ou da sua mini cinturinha? Não tenha vergonha, a única pessoa que sabe que você está se autoelogiando em frente ao espelho é você!

dicas para emagrecer - olhe para você



4. Faça uma, ou várias, playlists!

A música certa pode ser super estimulante e fazer toda a diferença na hora daquele exercício quase impossível! Eu não piso na academia sem meus fones de ouvido e minhas playlists, que além de me darem mais energia, muitas vezes criam um ritmo para a malhação daquele dia. Por exemplo, tenho uma playlist só para os dias de corrida e as músicas são super animadas. Quando faço alongamento, prefiro a playlist com musicas mais calminhas, que me ajudam a encontrar o ritmo certo para a respiração. Quem ainda não tem uma, pode usar essa aqui que fiz especialmente para vocês e abusar das minhas dicas para montar uma playlist!

dicas para emagrecer - faça playlists



5. Mantenha um diário de comida e treino.

Isso permite que você reflita sobre as escolhas de cada dia, e também ajuda a estabelecer metas e acompanhar o seu progresso. Eu comecei a anotar tudo que como láááá atrás quando decidir mudar meu estilo de vida e me ajudou tanto que mantenho um diário de comida até hoje. Com a responsabilidade de anotar tudo que entra na boca, fazemos escolhas mais inteligentes e assim evitamos que coisinhas indesejadas vão parar nas nossas bundas! No meu iPhone eu anoto tudo com a ajuda do aplicativo MyFitnessPal, que conta calorias, nutrientes macros, consumo calórico durante exercícios, etc.

dicas para emagrecer - diario de comida e treinos



6. Selfies! 

Sim, meus amigos me zoam por postar selfies o tempo todo! Mas ao tirar fotos, a gente é forçada a procurar nossos melhores ângulos e descobrimos como ficamos mais bonitas (mais uma ajudinha para o ítem 3!). Além disso, temos o nosso corpo registrado por fotos ao longo de muito tempo, então podemos relacionar a nossa fisionomia com épocas da vida e entender as situações que nos engordam ou os hábitos que nos ajudam a emagrecer. Por exemplo, quando me mudei dos Estados Unidos de volta para o Brasil, engordei muito em pouquíssimo tempo e tenho muitas fotos do meu corpo nessa época. Aprendi que eu sou uma daquelas pessoas que em situações de estress tem compulsão por comida (Ai inveja das pessoas que perdem o apetite!) e assim vou acumulando as ferramentas necessárias para aprender a cuidar do meu corpo e da minha alma quando passo por qualquer mudança drástica na minha vida. Sabendo e tendo provas de que engordo quando passo por estresse, posso me planejar melhor para não deixar a dieta e a academia em segundo plano na próxima vez que eu mudar de emprego ou ter um problema no relacionamento,

Dicas para emagrecer - selfies



7. Exiba o que você tem de melhor!

Vista roupas que te façam sentir bem sobre o seu corpo! Se você gosta das suas pernas, abuse dos shorts. Conforme você for sentido mudanças na academia, se permita comprar mais shorts e sainhas para exibir ainda mais aquilo que você já gostava e que só está melhorando. A chave é acentuar sempre, desde já, as suas qualidades e manter a auto-estima sempre lá no céu! Quanto mais nos gostamos, mais teremos motivação para continuar melhorando.

dicas para emagrecer - exiba o que você tem de melhor



8. Não pule a musculação #peloamordedeus!

Não me xingue por causa desse ítem, mas acredite, musculação emagrece! Muitas mulheres acham que levantar peso as tornarão “grandes” ou “musculosas demais”, mas musculação é essencial para mulheres de todas as idades. A musculação ajuda a emagrecer porque quanto mais músculos temos no corpo, mais gordura queimamos ao longo do dia, sem fazer nada (falei muito sobre isso aqui nesse post, ó), e além disso melhora a densidade óssea e previne a osteoporose. Além disso, a sala de musculação é sempre cheia de colírio e olhar não tira pedaço, né Gatas? 😛

dicas para emagrecer - musculação emagrece



9. Peça ajuda! 

Entendo que tudo isso pode ser informação demais ao mesmo tempo então se você não sabe por onde começar, peça ajuda pro irmão marombeiro, pra amiga atleta ou até mesmo para mim! Respondo todos os e-mails e comentários que recebo e faço isso com muito prazer! O processo de mudança de estilo de vida não é fácil, mas você não precisa passar por ele sozinha! E confia em mim, a maioria das pessoas que curtem a malhação e a alimentação saudável adoram falar sobre o assunto!

dicas para emagrecer - peça ajuda



10. Convoque uma amiga.

Uma das primeiras dicas para emagrecer que me deram foi essa. Muitos estudos comprovam que malhar com uma amiga aumenta MUITO a chance de você continuar porque existe o fator dar satisfação. Planeje com sua amiga uma agenda semanal de treinos que você vai ver: além de se sentir mais motivada a fazer exercícios, vai se divertir muito mais também! No caso, eu escolhi um amigo, o Sr. Solteirice S.A.! 🙂

 dicas para emagrecer - convoque uma amiga



Gatas, eu sei que começar não é fácil mas se vocês não desistirem, vão ver que comer bem, se exercitar, cuidar do corpo e da alma e se amar fica cada dia mais natural e indispensável! Essas são as minhas dicas para emagrecer e agora quero saber, vocês também tem os seus segredinhos para manter a