fbpx

COMO TER SEU PRÓPRIO FILTRO NO INSTAGRAM

Posted In: Blog

É oficial – todo mundo pode criar seu próprio face filter, ou efeito de câmera no Instagram. Sim, todo mundo!

Então, no post de hoje eu vou falar um pouquinho das vantagens de ter um filtro só seu. De como criar um efeito no Insta pode ser uma movimentação estratégica 

para o seu negócio, um tutorial de como criar o seu filtro e o que fazer se você, assim como eu, achar que essa história de criar o seu próprio for complicada demais

 mas quiser um mesmo assim!

Veja abaixo mais tendências para o Instagram em 2019:

Story Effects para crescer o seu perfil

Antes de entrarmos na questão estratégica para o seu negócio, vamos falar um pouco de como os efeitos dos Stories podem ser super vantajosos para o crescimento do seu perfil, em termos de seguidores mesmo.

 Os filtros funcionam assim:

Toda vez que você publica um Story com um efeito do Instagram, esse Story aparece para os seus seguidores com o nome do efeito e o seu username no topo superior esquerdo. Como eu já ensinei por aqui no meu vídeo anterior sobre face filters, qualquer pessoa pode clicar no nome do filtro e baixar ele para a sua própria câmera do Instagram. Isso significa que se você usa seu próprio filtro e um amiguinho seu ver, ele pode baixar e usar também.

 Quando ele usar, os amiguinhos dele podem baixar o seu filtro e os amiguinhos deles também. Ou seja, infinitas possibilidades de alcance só pelo face filter.

 E mais, o seu @ tá sempre ali, no topo, toda vez que alguém usar seu filtro. Melhor, se a pessoa baixou o filtro é porque ela realmente gostou, e a chance dela ir lá e clicar no seu nome para ver outros filtros seus é grande. Se a pessoa quiser ter todos os seus filtros e ainda baixar automaticamente seus novos filtros, ela tem que te seguir. OU SEJA – filtros legais = mais seguidores!

Mas ainda tem outro jeito que criar seus face filters podem te ajudar a crescer!

É verdade que seu filtro pode se propagar através de pessoas que já te seguem, mas ele também pode espalhar com a ajuda de completos estranhos. Isso porque agora o Instagram tem uma abinha de explore de efeitos parecida com o explore de posts. O explore de filtros é como as pessoas descobrem novos filtros e novos criadores de filtros, e ter as suas criações aqui expõe e seu perfil para MUITO MAIS GENTE!

É… criar filtros é poderoso!

Face Filters como estratégia de negócio

O poder dos efeitos nos Stories não se limita a crescimento: criar filtros para seu negócio ou marca pessoal é uma movimentação de branding INCRÍVEL, e tem muita gente NÃO usando ainda! Mas antes da gente continuar, você sabe o que é branding? Eu te explico! Branding é o conjunto de ações que você toma para reforçar a sua marca para seguidores ou potenciais consumidores, e pode ir desde o logo a um bordão a uma música a uma sensação. Eu tenho um vídeo super completo sobre os 7 elementos de branding que toda marca forte tem, então depois vê lá

Filtros como branding:

Quem me acompanha sabe que eu abro todos os vídeos com um grande OLARzão. Então o meu filtro de olar é uma super forma de reforçar o meu branding.

Eu tenho feito ações desse tipo com marcas parceiras também. Por exemplo, me juntei com a Cavage, minha marca FAVORITA de sapatos, para criar conteúdo incrível para ela.Além das fotos e dos vídeos mara que fizemos em Amsterdam para a marca, ainda criei filtros personalizados para essa ação.

Agora, imagina só esses filtros super legais se espalhando Instagram afora?

E com sapatos maravilhosos assim fica fácil, né? 

Como eu sei que você quer bombar sua marca fazendo uma ação assim comigo, entre em contato comigo por e-mail: assessoria@lucianalevy.com

Como criar face filters?

Já está convencido de que esses filtros do Insta são mara?
Vamos colocar as mãos na massa com tutorial de como criar o seu, mas ó, se você achar complicadinho demais, não desanima!

Fica até o final que eu deixo aqui uma solução bem boa mesmo para quem quer ter o filtro mas não quer passar por toda a dor de cabeça de criar um!

vamos lá:

  • O software que a gente usa e o Spark AR. O objeto recebe o material, e o material recebe uma textura. A textura é a imagem em PNG e o material é onde a gente vai editar a aparência da imagem – ou seja, opacidade e brilho. 
  • Em “add assets” você vai selecionar “import from computer”, escolher as imagens, e depois ir criando os materiais. 
  • Sempre colocando o nome dos materiais direitinho para não se confundir depois. 
  • Depois de criar os materiais, a gente vai criar o face tracker. É o que rastreia o rosto e faz com que os materiais interajam com o rosto da pessoa. 
  • Vá em Add, Screen Understanding, Face Tracking. 
  • No menu à direita você vai ter a opção de mover o seu material para cima, para baixo, direita e esquerda. Tem que fuçar mesmo para entender.
  • Preste atenção também na escala, proporções e tamanho.
  • Para efeitos de luz e movimento, se familiarize com as texturas.
  • Depois disso é só exportar. Com esse tutorial você pode criar qualquer filtro.
  • Para cadastrar seu filtro, você precisa entrar no Spark AR Hub, que é onde a gente publica os filtros. 
  • Lá você vai em Upload Effect e selecionar o destino Instagram, senão ele vai para o Facebook, e você vai dar um nome para o seu efeito. 
  • Você vai ver que você é o dono e que o efeito está vinculado à sua conta de Instagram. 
  • Eles vão pedir uma imagem, tipo um thumbnail do seu filtro, que é o que vai aparecer lá no Insta. Então tenha a imagem pronta e cropadinha. 
  • O próximo passo é o upload do arquivo em si.
  • Importante: você precisa de um vídeo seu com o filtro para que o Facebook/Instagram aprove o efeito! 
  • Então grave com o celular, passe para o celular e faça o upload neste processo.
  • Ufa!

Difícil demais? Tem outra solução!

Confesso que eu não tenho tempo nem paciência de fazer isso tudo sozinha e, já antecipando que você poderia não ter também, eu juntei um grupo de profissionais incríveis que são fera em criar esses filtros e trouxe eles para o Lu Levy Studio.

 

Peraí, Lu, o que é o Lu Levy Studio!?

 

Lu Levy Studio é Lu Levy, EU!, e minha equipe criando conteúdo exclusivo para você!

 

A equipe Lu Levy produz conteúdo em todos os formatos, para todos os nichos. Usamos estratégias testadas e comprovadas por mim para você e sua marca ter mais valor, engajamento e autoridade.

Além de conteúdo para blogs, YouTube e Instagram, temos também os desenvolvedores de efeitos do Instagram, que estão aqui justamente para possibilitar essa estratégia tão mara para nós que somos meio incompetentes com design.

 

Então, se quiser ter o seu próprio filtro sem QUEBRAR a cabeça, manda um e-mail aqui para studio@lucianalevy.com que a gente te ajuda!

Combinado!? 

 

Agora para de perder tempo que Face Filters é o novo Stories, bebê! 

 

Ah! E comenta aqui embaixo qual é o seu filtro personalizado DOS SONHOS!