Um Dia em Belo Horizonte

Posted In: Blog | Viagem
   

Domingo em Belo Horizonte

Depois de um dia incrível no Inhotim, eu tirei o domingo para aproveitar um pouquinho de Belo Horizonte. Como sempre, fiquei hospedada no Ibis, dessa vez no da Praça da Liberdade – perto da Savassi, que é meio que o centro cultural da cidade. A fachada do hotel é um casarão antigo antigo que foi preservado e acolhe os hóspedes com toda a hospitalidade mineira.

A localização não poderia ser melhor.

A Praça da Liberdade passou por uma revitalização não muito tempo atrás. O lugar que antes era sede do Governo do Estado é hoje um centro cultural que abriga uma série de museus, como o CCBB, a Casa Fiat de Cultura, o Espaço Conhecimento UFMG – alguns ficam em antigos prédios onde funcionavam secretarias do Estado.

A praça começa no alto da avenida João Pinheiro, e é dividida em um caminho decorado com palmeiras imperiais que levam ao Palácio da Liberdade. Fui pega de surpresa quando me vi brincando com a minha câmera. Tinha tanto tempo que eu não ficava atrás das lentes! É claro que enquanto isso acontecia o Leo também tirava fotos minhas com a Leica analógica dele de 1954, uma das coisas mais preciosas que ele tem. Eu não resisto a uma pose, né?

Mas naquele momento eu consegui ver as coisas, absorver a energia gostosa de BH. Cada cidade tem ritmo e o tempo lá passa de um jeito diferente de São Paulo (é óbvio).

Minha mãe nasceu em Belo Horizonte então a cidade é muito familiar para mim. Eu vou para lá todo ano e é sempre uma delícia. Eu AMO a comida mineira e o jeito das pessoas.

Almoço
(muito longo)
no Xapuri

O Xapuri é um restaurante de comida típica mineira que fica na Pampulha. É a comida mineira real oficial. O ideal é ir com tempo de sobra e espaço na barriga porque o bagulho não é para iniciantes. Mas é aquela coisa…. Quando em Roma, faça como os romanos!

Passeio a pé pela Praça da Liberdade e Savassi

O mesmo princípio se aplica. Todo belo-horizontino adora a Praça da Liberdade, e dá pra entender o porquê. A atmosfera é uma delícia e estar cercado de cultura é tudo de bom, é inspirador. E se você andar só um pouco, dá pra chegar no centro da Savassi onde tem um tanto de bares, restaurantes, lojas e um shopping mara.

Drink à tarde no Café
com Letras

O Café com Letras é um desses lugares que sempre vai estar lá. É um café e livraria que fica na Savassi e dá pra ir a pé da Praça da Liberdade. Se você der sorte, dá pra pegar uma mesa na rua e ver as pessoas passando. É uma instituição da cidade que vale a pena conhecer só pra falar que já foi...

Jantar no Birosca S2

Esse restaurante fica no bairro Santa Teresa. A cozinha é toda comandada por mulheres e a comida é impossível de botar defeito. Quando o Anthony Bourdain veio ao Brasil ele passou por lá e aprovou, então você vai gostar também. O ambiente é casa de vó encontra bistrô. Imperdível mesmo

Eu já fiz um post inteiro sobre o Inhotim, mas é que não dá mesmo para passar por BH sem visitar o museu mais interessante da América Latina. Não fica propriamente em Belo Horizonte mas é super acessível de dentro da cidade e vale a pena!

E aí, gostaram? Me contem nos comentários se vocês já foram pra BH ou se planejam ir! E quem tiver mais dicas, compartilhem! Quero saber para aproveitar ainda mais na próxima vez!

Look

Sobre o estilo

As fotos desse post foram feitas em
Belo Horizonte, Minas Gerais e para o look eu usei:

body B.dibody
Calça Infini
Sapatilha Crysbella

Foto: Leo Azevedo

    Add Comment