Levitando no Japão: Diário de Bordo Parte 1 – Dicas de Tóquio

por .

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - shinjuku a notie

Quem me segue no Instagram foi bombardeado nos últimos tempos com fotos e vídeos do Japão, mas eu não podia fazer uma viagem como essa sem compartilhar tudinho com vocês, gatas! Por isso, toda noite quando chegava no hotel, escrevia um diário para contar tudinho sobre o país, as aventuras, as comidas e as pessoas. Isso é a primeira parte de um diário de bordo das minhas duas semanas no Japão, um relato descontraído do que aconteceu por lá. Aqui, conto todas as dicas de Tóquio – passeios, restaurantes, curiosidades…

Um pouco de background: a viagem para o Japão foi concebida em janeiro e iríamos em dois casais de amigos – eu, Alexandre, Ju e o namorado dela, o Pedrall. O Alexandre é um expert viajante – está sempre indo pra lá e pra cá e tem todas as manhas de um viajante experiente. A Ju é minha melhor amiga, daquelas que me acompanha desde que eu sou gente. Ela é artista e sempre tem um caderninho de desenho ao seu lado. Ela observa e guarda tudo, e é sempre bem interessante ver o que capta a sua atenção. Já o Pedrall é um grande piadista, e sua especialidade são os trocadilhos. Além disso, ele tem 2’02” metros, então digamos que ele se destaca nas multidões baixinhas de japoneses. Foi ele quem garantiu as melhores piadas da viagem!

Quando você ver algo que te interessa, pode clicar que você será levado ao site do lugar ou à descrição oficial no site do Japão.viagem para o japão - a galera

Desde janeiro, vamos nos reunindo para planejar a nossa hospedagem, transporte e passeios nas diversas cidades que visitaríamos, e não preciso nem dizer que 10 meses depois, estávamos ansiosíssimos para partir! Quando o dia finalmente chegou, nos encontramos de mala e cuia no aeroporto e fomos!

viagem para o japao - mala e cuia 2

viagem para o japão - mala e cuia

A viagem:

Eu já sabia que a viagem não seria fácil – 26 horas de voo com escala em Doha, no Qatar. Estava bem nervosa – achei que não dormiria, que passaria mal, que chegaria completamente quebrada, mas juro que como um todo a jornada foi bem menos pior do que eu imaginava! Comprei uma mini garrafa de vinho no embarque, tomei com um Rivotril no avião (faça o que eu falo, não o que eu faço!) e não lembro de mais nada. Dizem as más línguas que enquanto eu jantava, saí perguntando pra galera se elas nasceram com dentes, mas nem do jantar eu lembro, então pra mim isso não aconteceu.

viagem para o japão - o voo

Cheguei em Doha nova, super disposta e fiquei muito feliz quando soube que tinha Wi-Fi no aeroporto! Comprei um café e fiquei Instagramando enquanto a galera freeshopava, até porque não estava nem com dinheiro nem paciência pra essas coisas. Almocei/jantei/sei lá o que e logo voltamos pro avião.

Mais uma garrafinha de vinho, mais uma capota! Por sorte, dessa vez eu lembro da refeição, que foi bem no finalzinho do vôo e era bem japonesa: um bife empanado com um molho agridoce, pedaços de tofu e arroz grudento que eu amo! Mmm! Adeus dieta!

A chegada no Japão:

E por fim, vinte e seis horas depois, chegamos!

viagem para o japao - a chegada

viagem para o japao - a chegada 2

Pousamos em Tóquio e antes de tudo fomos em busca do nosso Pocket Wifi – um salvador de vidas do outro lado do mundo! Trata-se de um aparelhozinho que você aluga pela internet (aqui, ó) e quando chega no aeroporto de Narita, busca e já sai conectado. É maravilhoso!

Enfim, pegamos um ônibus até Shinjuku, que é o bairro onde ficava nosso hotel e foi cada um pro seu quarto tomar um banhão antes de sair pra matar a fome que estava consumindo a alma de cada viajante. Saímos a pé do Tokyu Stay (com U mesmo, estranho né?) e paramos na primeira biboca que tinha fotos no cardápio.

viagem para o japao - primeiro jantar

Acabei me dando super bem com meu sukayaki de frango, que era exatamente o que eu queria – um franguinho com o sabor bem japonês em cima de arroz com missoshiro e tofu! Tava delicioso!

dicas de tóquio - viagem para o japao - primeiro jantar 2

Felizes com nossa refeição, entramos em um 7 Eleven para ver o que pega no Japão e lá, gravei o primeiro de alguns vídeos que fiz por lá. Vocês vão logo perceber que estava super quebrada nesse primeiro, quase não falei nada! Mas dá pra ver algumas das maluquices que ficam à venda por lá e os próximos estão bem mais legais!

Fomos dormir logo depois, já que combinamos 8:30 no café da manhã. Não via a hora de capotar numa cama (finalmente!), mas confesso que minha maior preocupação era: “como será o café da manhã?” hahaha.

Observação imediata que tive por lá: fiquei chocada com a paciência e gentileza das pessoas… quase ninguém fala inglês, mas mesmo assim se dispõem a ajudar sempre. Sem falar nas ruas! Tudo perfeito, limpo, lindo, organizado… um exemplo a ser seguido!

Dia 1 – Tóquio

Tive uma noite de sono incrível e nem pareceu que tinha atravessado o mundo nos dias anteriores. O café da manhã foi bizarrinho, mas pelo que vi ao longo da viagem, não era nada japonês!

De qualquer forma, caiu super bem e já saímos do hotel cheios de energia e disposição para explorar.

Decidimos começar por Shinjuku, bairro no qual estávamos hospedados e que é famoso por suas ruas de pedestres cheias de comércio.

dicas de tóquio - viagem para o japao - shinjuku

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - shinjuku2

Uma das coisas que me impressionou logo de cara foi o volume de coisas à venda… Muito de tudo por todos os lados! Tem um monte de loja de itens variados, de cosméticos a eletrônicos a comida, tudo empilhado e sem o menor nexo! E tem vending machines de tudo a cada 100 metros… Até de  bebida alcoólica e cigarros! Bem louco mesmo!

Ah, também percebi que os bueiros lá são lindos. Me apaixonei de cara pelo de Sakura de Tóquio, mas minha paixão nem se compara ao caso de amor que a Ju teve com os bueiros. Fez até uma série fotográfica de todos no Insta dela!

Dicas de tóquio - viagem para o japao - bueiro

Depois de umas duas horinhas de muito bater perna explorando as ruas e lojas, começou a cair uma chuvinha chata e achamos um bom momento pra entrar num restaurante para beliscar e beber algo. Sake pra mim, cerveja (ou Nama Biru, como seria conhecida a bebida pelo resto da viagem) pro resto e o bom e velho edamame e gyoza (melhor que já comi!) pra dar uma forrada no estômago. Foi exatamente o que precisávamos!

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - edamame

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - gyoza

dicas de tóquio - viagem para o japao - sake

De lá, a chuva apertou mas não abalou nossa disposição. Cada um comprou um guarda-chuva e continuamos.

viagem para o japao - guarda-chuva

Nisso, descobrimos que a estação de metrô de Shinjuku é praticamente outra Shinjuku, só que subterrânea. Mais uma vez tinha de tudo, desde grandes lojas de luxo e restaurantes chiquetérrimos a lojinhas loucas com coisas do tipo:

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - coisas a venda

Vai entender.

Pra não perder o costume, tirei selfie no banheiro hihihihi

viagem para o japao - primeiro selfie

E por sorte, os banheiros dentro de lojas e restaurantes são normais, igual aos nossos – aliás, melhor que normais! Mas mais sobre isso mais tarde. Já os públicos de rua, só mesmo para as grandes emergências…

dicas de tóquio - viagem para o japao - banheiros no japão

Saindo de lá, abri meu mapa e vi que estávamos do lado de um templo chamado Hanazono, um santuário super antigo preservado no meio da loucura de Shinjuku.

Dicas de Tóquio - viagem para o japão - chegando no Hanazono

Por azar, ele está em renovação e não deu pra entrar, mas por uma grande sorte, saímos de lá e demos de cara com Golden Gai, uma série de mini ruelas lotadas de bares e restaurantes:

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - golden gai

Exploramos bem a região até nos darmos conta de que estávamos todos caindo de cansaço, então resolvemos voltar pro hotel, dar uma descansada e nos arrumar pra voltar lá pra Golden Gai à noite, quando todos os bares e baladinhas estivessem abertos. E que bela ideia! Pra começar, Shinjuku ao anoitecer é espetacular!

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - shinjuku ao anoitecer

Quando chegamos nas ruelas, entramos em diversos barzinhos, começamos os trabalhos de comes e bebes e fizemos novos amigos em cada um.

Dicas de Tóquio - viagem para o japão - golden gai a noite

Esse é um passeio noturno que recomendo a todos que gostam de cair na noite! Os bares de Golden Gai suportam umas 5 pessoas além do bar man (que geralmente é o dono), então a proximidade física acaba resultando em boas conversas, mesmo que ninguém fale a mesma língua! Fora que a bebida não pára e as comidas que aparecem são sempre diferentes e interessantes.

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - bolinho com ovo

Dicas de Tóquio - viagem para o japao - sake

Ah, e rolou isso:

Kampai!

Dia 2 – Tóquio

O segundo dia em Tóquio foi o dia mais cansativo da minha vida, acho! Acordei com uma ressaca surreal – não sugiro um porre de sake pra ninguém – mas não ia  deixar esse pequeno detalhe me abalar. Saímos do hotel e já fomos logo em direção a Harajuku, aquele bairro famoso pelas meninas fantasiadas mucho lokas! Só que para chegar lá do hotel, o melhor caminho era por dentro de um parque liiiindo chamado Shinjuku Gyoen, bem japonês, com uns jardins e uns templos lá no meio.

Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - shinjuku gyoen 2

Ah, e tinha infinitos barris de saquê também. Que eu não conseguia nem olhar sem pensar na ressaca. Oh gosh.

Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - shinjuku gyoen 4

Depois desses momentos super zen, finamente chegamos a Harajuku famintos e fomos direto comer um lamen (vugo miojão). Todo mundo pirou no treco, mas eu preferi o arroz japonês que tinha à vontade numa bacia lá. Mmm!

Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - lamen

Com a fome devidamente massacrada, fomos para uma galeria de arte demais chamada Design Festa Gallery. Lá também tinha um espaço super gostoso para parar e tomar um café, e foi exatamente o que fizemos.

Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - design festa gallery

Aí saímos andando pelo bairro, e realmente parece aquela loucura de cultura popular japonesa que vimos nos filmes. A rua mais famosa, Takeshita Dori, me lembrou muito a Augusta, com uma parte mais fresca (Jardins) e outra mais bizarra (baixo Augusta).

Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - takeshita

Por lá, vimos muitas daquelas meninas fantasiadas e vários produtos bem loucos à venda. Olha só:

 Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - produtos bizarros 4

viagem para o Japão - produtos bizarros

viagem para o Japão - produtos bizarros2

viagem para o Japão - produtos bizzaros

Continuamos a caminhada até Shibuya, outro bairro famosinho lotado de lojas, restaurantes e bares, e exploramos bastante por lá. Uma das minhas coisas favoritas foi uma loja só de artigos de viagem, e quis comprar tudo que tinha lá!

viagem para o Japão - produtos bizarros 3

Nessa noite também decidimos conhecer aquele cruzamento famosíssimo em Shibuya, que é o maior cruzamento de pedestres do mundo. É realmente impressionante a quantidade de gente!

De lá, demos uma passada para ver o Rach, aquele cachorrinho do filme do Richard Gere que fica esperando ele na estação todos os dias. Aí um dia ele morre no trabalho e não aparece mais, e o cão fica lá pra sempre. ♥

Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - rach shibuya station

Devemos ter andando uns 7km e quando anoiteceu já estávamos todos exaustos. Achamos um restaurantinho delicioso e claro, como de costume, não podia faltar o sakê! Olha que coisa mais fofa esse copinho de sakê! Quase levei pra casa!

Dicas de Tóquio - viagem para o Japão - sake

Depois do jantar, capotamos! Viajar cansa, minha gente! :-P

Dia 3 – Tóquio

Acordei super cedo, comi aquele café da manhã reforçado de arroz e carne e ovo e tudo mais que não se come de manhã e fui turistar por aí.

Esse foi o dia dos landmarks famosos:

Sensō-ji fica no bairro de Asakusa e é o maior complexo de templos da cidade. Tem um monte de construção linda, aqueles barris de sakê (acho que são sagrados… os japoneses sabem das coisas!), jardins e laguinhos japoneses, budas… realmente lindo!

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - Senso-ji

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - Senso-ji 2

Dicas de Tóquio - Viagem para o Japão - Senso-ji2-2

Dicas de Tóquio - Viagem para o Japão - Senso-ji

Dicas de Tóquio - Viagem para o Japão - Senso-ji 4

Nos arredores do Sensō-ji ficam um monte de feirinhas de produtos típicos, e lá é o melhor lugar para comprar souvenirs e presentes a preços justos.

Dicas de Tóquio - viagem para o japão -senso-ji 4

Pirei nas fotos nesse lugar!

Dicas de Tóquio - Viagem para o Japão - Asakusa

Depois de chegar à saturação de templos, partimos para o Museu Edo-Tokyo, que mostra como era a capital antes de destruírem e construírem a selva de pedra que é hoje. A estrutura é gigante, e lá dentro é cheio de artigos interessantes do Japão antigo.

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - Museu Edo-Tokyo

Depois de uma manhã lotada de turistagens já estávamos famintos, então fomos matar dois pássaros (peixes?) com uma cajadada só no mercado de peixes Tsukiji. A ideia inicial era acordar bem cedo (tipo 4 da manhã) e assistir ao leilão de atum, mas nem preciso falar que não consegui, né? De qualquer forma, vi um atum de 100kg! Era tão grande que achei que fosse de mentira. Quando perguntei para o moço da lojinha, ele riu da minha cara! hahaha!

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - Mercado de peixes Tsukiji

Achamos um sushi bar por lá mesmo e a comida estava deliciosa! Yummm!

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - Mercado de peixes Tsukiji - sushi

Devidamente alimentados, fomos conhecer o Tokyo Tower uma mega torre de telefonia que, lá de cima, tem vistas de 260m de altura da cidade…. Dá pra ver até o Monte Fuji na distância! Fomos no pôr do sol e fiquei realmente emocionada com a visão do sol descendo atrás do Monte Fuji. Maravilhoso!

Dicas de Tóquio - Tokyo Tower

Viajem para o Japão - Tokyo Tower vista 2

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - Tokyo Tower vista

Por fim, voltamos em direção ao hotel através de Ginza, bairro dos chiquetês japas que tem todas as lojas de grife (e gosto pouco, né?)! Fiquei tão empolgada vendo todas as coisinhas que até esqueci de tirar fotos… não me zoem! hahaha

À noite fomos no restaurante do Yasuda, um chef de sushi tradicionalzão e super respeitado… o Yasuda-San (ou Senhor Yasuda) é uma figura, e a comida tava realmente espetacular! Tirei foto de cada peça pra vocês babarem!

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - Yasuda

Ah, e tomei um Nigori Sake, que é difícil de achar até no Japão! Trata-se de um sake não filtrado que fica cremoso, quase aveludado. É uma delícia! Quem quiser jantar lá tem que fazer reserva no site, tá?

Dicas de Tóquio - Viajem para o Japão - nigori sake

Depois, lógico, bebemos um monte num buraco na parede, e fizemos vários amigos!

Dicas de Tóquio - viagem pro japão - eu e ju

E assim, terminamos a primeira estadia em Tóquio. Voltamos para lá no final da viagem, mas como esse post já ficou giganteeee, vou separar os diários em alguns posts. Esse fica exclusivo de Tóquio! Mas fiquem ligadas, porque ainda tem Quioto, Nara, Osaka, Hiroshima e Tokyo Disney pela frente, além de um pouquinho mais sobre Tóquio nos últimos dias :)

O que acharam da minha viagem para o Japão até agora? Gostaram das dicas de Tóquio? Quem aí já foi pra lá? Me conta tudo aí, nos comentários! 

Dicas de Tóquio – Viagem para o Japão

Comments

comments

24 comments

  1. Luciana, amei demais este post!!! Onde está o resto falando da viagem ao Japão? Estou tendo dificuldades para achar…
    Meu sonho é visitar este país maravilhoso, e suas dicas espetaculares me ajudarão a colocar em prática este sonho e fazê-lo tornar realidade!

  2. Oi Luciana, Parabéns pelo post! Amei! Vou para Tokyo em Setembro e estou empolgadíssima!! Você foi ver o monte fuji de perto?? Outra coisa, O restaurante do Yasuda é muito caro?? Beijinhos

    1. Obrigada, Bia! Que bom que gostou!
      Não fui ver o Monte Fuji de perto, não, mas dá pra ver ele de Tóquio de vários lugares :) O restaurante do Yasuda foi uma refeição bem mais cara do que as outras, mas nada exorbitante! E super vale a pena! Pede o sake nigori para acompanhar sua refeição! beijos!

  3. Ola, estou pra Toquio mas ficarei somente dois dias e tres noite gostei bastante do seu roteio, o brigada pelas dicas! Tem alguma coisa que vc fez que ache imperdivel? Estou tentando escolher as coisas mais legais e melhores pra ver la. Obrigada
    Isabela

    1. Oi Isa! Tóquio é maravilhoso, queria muito ter ficado mais por lá!
      Se você gosta de vida noturna, passe uma noite num bairro chamado Golden Gai e vai indo de mini bar a mini bar… é espetacular! Durante o dia, vá para Harajuku ver as meninas fantasiadas, é bem legal!
      Curta MUITO a viagem e depois me conta, tá? Beijão!

  4. 1. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre TR de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que TRj venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ej não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo.
    Amém…).
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sor