Viu? Já posso casar! Afinal saber cozinhar não é o critério mais usado para avaliar a “casabilidade” de uma mulher? haha! Pois bem, ontem recebi uns amigos em casa e decidi cuidar de tudo, desde a escolha do cardápio até o vinho servido, passando pela receita de risoto de aspargos com brie e os aperitivos. Fiz tudo do zero! Estou tão orgulhosa com o resultado da Lulu Gourmet que resolvi contar tudo para vocês.

Até pouco tempo atrás eu brincava que minha especialidade na cozinha era botar comida no microondas. Ainda não sou a melhor chef do mundo mas tenho praticado bastante ultimamente, brincando com receitas e experimentando temperos novos, e estou amando as minhas aventuras na cozinha. Entre as receitas que me dou melhor está o risoto: o desafio é pegar o jeito de deixar o arroz arbório na consistência certinha. Depois que a gente aprende essa parte dá para usar a criatividade e criar risotos de mil e um sabores. Como ontem estava bem friozinho e uma das minhas convidadas era uma amiga que está grávida de gêmeas (ela está comendo por três!), resolvi deixar de lado a dieta por uma noite e me jogar no risoto com brie e aspargos que eu tanto amo! Já fiz esse prato algumas vezes e nem preciso mais da receita, e a melhor parte é que cada vez que cozinho ele fica um pouquinho melhor! Vou ensinar a fazer o meu risoto de aspargos com brie primeiro, e depois a gente fala dos aperitivos e da sobremesa!

Receita de Risoto de Aspargos com Brie (Serve bem quatro pessoas)

receita de risoto de aspargos com brie

Ingredientes: 

azeite de oliva
1 cebola pequena
1 xícara vinho branco seco
2 cubos de caldo de frango
250g arroz arbório
200g queijo brie
100g aspargos fresco
100g parmesão ralado
1 colher sopa manteiga sem sal
sal a gosto
4 fatias presunto de parma (opcional)

Risoto é um prato que deve ser feito na hora de servir, então antes dos meus convidados chegarem eu sempre deixo algumas coisas prontas para não perder muito tempo na cozinha com as preparações:

Corto a cebola em quadradinhos (e choro demais!);

receita de risoto de aspargos com brie

corto o aspargos em pedaços de mais ou menos dois dedos, lavo, e os deixo dentro de uma peneira;

receita de risoto de aspargos com brie

reservo as pontas dos aspargos em recipiente separado;

receita de risoto de aspargos com brie

e corto o brie em quadrados.

receita de risoto de aspargos com brie

Também deixo minhas panelas prontas em cima do fogão: uma com dois cubos de caldo de galinha e bastante água, uma chaleira com água pura para ferver e uma vazia, de onde sairá o risoto.

Na hora de começar a cozinhar, ligo as duas bocas com os recipientes de água no fogo alto para ferver. Quando tudo estiver fervendo, podemos começar com a terceira panela: coloco azeite suficiente para dourar a cebola e ligo no fogo baixo. Acrescento quase que a cebola inteira (dependendo da cebola, deixo um pouco de fora da receita) e frito até ela ficar translúcida. Acrescento o arroz arbório e frito ele junto com a cebola durante uns dois minutos, para pegar bem o sabor. À partir de agora, é foco total no seu risoto, hein!

Acrescento o vinho branco seco e mexo bem com uma colher de pau até o líquido evaporar. Com uma concha, acrescento um pouco do caldo de galinha e mexo com a colher de pau até o líquido evaporar.

receita de risoto de aspargos com brie

Repito esse processo (acrescenta caldo, mexe, evapora, acrescenta mais caldo) até o arroz chegar no ponto. Eu não sei exatamente quanto tempo isso leva, mas quando o arroz já tá mais “gordinho e cremoso” vou experimentando até que o arroz esteja durinho, mas não ainda al dente. Antes das últimas conchadas de caldo de galinha jogo o aspargos dentro da panela e continuo mexendo.

Quando você sentir que o arroz está chegando ali no ponto, acrescente os cubos de brie.

receita de risoto de aspargos com brie

Jogue mais uma concha de caldo de galinha e misture bem, até o risoto ficar homogênio. Nesse momento eu desligo o forno e acrescento a manteiga e o parmesão. Risoto de aspargos com brie saindo! EEE!

Bom, talvez você tenha percebido que fervi um monte de água numa chaleira e não usei para nada, certo? Errado! Como uma super-mulher, em algum momento desse processo, joguei a água fervendo nas pontas do aspargos que tinha reservado, isso tudo sem parar de mexer o risoto! Fiz isso para ter pontas verdinhas e cozidas para enfeitar o prato:

receita risoto brie aspargos

Muitas vezes gosto de enrolar uma fatia de presunto de parma e colocar lá no meio do risoto. Fica lindo e gostoso!

Como vocês sabem que eu sou toda preocupada com exercício e dieta, calculei os valores nutricionais do risoto de aspargos com brie e compartilho com vocês:

1 porção do risoto tem 680 calorias, 57g de carboidrato, 37g de gorduras e 24g de proteínas. Como eu acho uma porção grande demais para mim, sempre como meia e economizo na jacada!

Bom, como eu falei ontem o negócio foi Lulu Gourmet Full Service, então antes dos convidados chegarem eu preparei também um aperitivo para servir antes do risoto, junto com umas torradinhas e uma táboa de queijos:

Mini Capreses Individuais

Muito simples! Peguei vários tomatinhos cereja e cortei ao meio, e fiz o mesmo com bolinhas de mussarela de búfala. Fiz uma bolinha com uma metade de cada, cobri com uma folha de manjericão fresca e com um palito de dente juntei tudo. O molho é só azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta. A receita é simples, mas a apresentação fica linda, né?

aperitivo mini caprese

Para a sobremesa, servi uma bandeja de doces da Dona Deôla, que são lindos e deliciosos!

E esse foi o estrago de vinhos:

vinhos

E ó, não é só porque fui eu que fiz que digo: estava tudo uma delícia! E aí, gostou? Vai se arriscar com o risoto de aspargos com brie? Qual é a sua receita coringa para receber convidados? COMENTE!

receita de risoto de aspargos com brie

11 Comments

Write A Comment