melhor hora para comer um doce

Tudo começou com um cheesecake – aquele normalzinho, com cobertura de frutas vermelhas e a bordinha de massa de bolacha – meu doce favorito. Mas um cheesecake, até mesmo um sem grande elaboração, é o suficiente para me causar um desejo incontrolável, do tipo que me faz sofrer. E foi isso que aconteceu nesse final de semana.

No meio da tarde do sábado entrou cheesecake na minha cabeça e olha, não há santo que o tirasse de lá. Resolvi então que, mesmo estando super hiper mega focada na dieta da Dra. Fernanda Paulucci, eu comeria o meu cheesecake! Para não causar um estrago maior do que o necessário, chamei a Dra. Fernanda e perguntei qual seria a melhor hora para comer um doce sem engordar ou estragar a dieta.

Já sabia que doce no estômago vazio estava fora de cogitação (e essa era a minha situação!). O açúcar entra causando no organismo: por ter o índice glicêmico altíssimo, ele causa um pico de insulina que é tudo que o corpo precisa para guardar gordura. Por isso já mandei mensagem para a Dra. Fernanda com algumas opções: seria melhor eu comer um ovo antes do cheesecake para que a proteína e gordura baixasse a carga glicêmica do doce, mesmo tendo que arcar com as calorias a mais? Ou será que era melhor não consumir as calorias a mais e lidar com as consequências do pico de insulina? Ou, ainda, seria melhor comer o doce como sobremesa depois do jantar?

A resposta dela foi simples: coma o cheesecake agora à tarde, porque quanto mais cedo no dia, melhor para consumir comidas calóricas que contém gordura+açúcar. Mas, para baixar a carga glicêmica do doce, acrescente ao cheesecake uma colher de sobremesa de chia e uma de castanhas ou cacau cru. E ah, come só metade! Assim você consome só metade das calorias, mas como recompensa, pode comer mais meio cheesecake amanhã! EBAAA!

qual e a melhor hora para comer doce

Resolvida a questão do desejo incontrolável do sábado à tarde, conversamos sobre qual é o melhor horário para comer o doce MESMO, quando bater aquela vontade no dia-a-dia. A resposta é, idealmente, depois da refeição pós-treino. Além de você está precisando do carboidrato simples para repor as energias dos músculos, você ainda conta com a vantagem do açúcar estar se misturando com as fibras, proteínas e gorduras da refeição, o que é ótimo para baixar a carga glicêmica do doce.

E então, questão resolvida: se quiser muito comer um doce, vá à academia, almoce depois do treino e aí, pode se deliciar!

E a resposta para qual é o melhor horário para comer um doce faz total sentido, não acham!? Deixem seus pitacos aí nos comentários!

Ah, e se você gostou desse post, veja também:
Cerveja engorda sim, mas não precisa cortar o álcool para emagrecer
Spirulina: emagrece, é cheia de benefícios e ainda é fácil de incluir na dieta
7 alimentos para nunca comer se você quer emagrecer

Kisses! 😘

1 Comment

Write A Comment