Ontem eu tive uma mega infecção na garganta e passei o dia de cama. Não fui trabalhar, não fui na academia e, por mais que continuei na dieta de sempre, não resisti àquele ovo de Páscoa Bis que vem me encarando desde meados de Março. Postei a foto abaixo no meu Instagram reclamando da falta de malhação e da pisação na jaca e logo recebi várias mensagens com variações da mesma pergunta: faz mal malhar gripada? 

Faz mal malhar gripada?

Antes de tudo devo ressaltar que, como vocês sabem, não sou médica nem personal e nem nutricionista, por isso vou relatar aqui a minha experiência própria e pedir a opinião de profissionais que, com certeza, sabem mais do que eu a respeito do assunto, tá?

Eu ODEIO pular um dia de academia. Sou daquelas que acha que nada é desculpa para deixar de fazer algum exercício e tem mais: me sinto melhor, em todos os aspectos, quando faço minha ginástica diária. Por isso, dou uma surtadinha quando ouço a palavra “repouso.” REPOUSO? PRA QUÊ?! Pois bem, eu quase nunca pego uma gripe, provavelmente pela boa alimentação e exercícios regulares, e quando eu pego me cuido ao máximo para dar um chega-pra-lá na doença rapidinho. Geralmente minhas gripes começam com uma super inflamação na garganta e, por experiência, já sei que nesses dias tenho que ficar literalmente de cama. Qualquer esforcinho piora a situação vezes mil! Agora, depois que a gripe “sai pra fora,” a melhor coisa que posso fazer é um exercício cardiovascular bem leve: uma boa caminhada, meia hora no Transport ou até uma corridinha de boa. Sinto que minhas vias respiratórias se abrem e me sinto melhor na hora. Isso seguido de um banho quente , para mim, é o fim de qualquer gripe.

Hoje voltei para a academia depois de um dia de sofrimento repouso (faço Reebok Sports Club) e perguntei para os profissionais de educação física por lá se eles concordam com a minha teoria. A minha queridíssima e super confiável personal, Mônica Schapiro da Reebok, disse: “Pode treinar sim! Mas não no máximo de intensidade. De 100%, pode treinar a 60%, para subir a resistência. Se passar disso, ela cai e piora a gripe. Agora, febre é contra-indicação absoluta de treino!” Dois outros professores concordaram em número, gênero e grau com a Mônica: no início da gripe o repouso é importante, mas quando iniciamos o ciclo de recuperação já estamos livres para fazer exercícios cardiovasculares leves. Musculação pesada e exercícios de alta intensidade estão fora de cogitação! Lembrando que isso vale para pessoas que fazem exercícios regularmente… não é para decidir começar a academia no final da sua gripe, hein?

Então, o que você me diz? Prefere ficar na cama ou se mexer um pouquinho para espantar a gripe? Você acha que faz mal malhar gripada ou só vê benefícios? COMENTE!

Faz mal malhar gripada?

18 Comments

  1. Taís Oliveira Reply

    Hoje faz 4 dias que estou com virose, no primeiro dia começou com a garganta doendo, e no segundo dia gripe, e hoje estou com o nariz entupido que é o ó. Fora isso não tenho tosse, será que posso ir malhar assim ou espero no nariz desentupir ?

  2. andresa moura Reply

    Olá também não gosto de ficar parada esrou gripada mas quero muito ir malhar estou com dor de cabeça e o corpo mole

  3. Clariza Costa Reply

    Estou com o nariz entupido,e quanto tusso meu peito doi uma tosse forte posso ir malhar? ,ou melhor esperar mas um pouco ?

    • Clariza, eu não malharia com o pulmão cheio, nariz entupido, etc… se dê o tempo de recuperar! :) Beijão!

  4. Clariza Souza Reply

    Estou com nariz tupido e quanto tosso o peito doi e não quero fica sem malhar faz mal ? ou tenho q espera sarar mas um pouco

  5. Pingback: Comidas que melhoram a gripe: meu café da manhã cura-gripe

  6. Sinto que minha gripe está muito forte, tenho muitas torces, mais não quero parar de malhar agora. O que eu faço ?

  7. também não sou muito de repouso não {apesar de não dispensar as minhas 8 horas diárias, nem que sejam parceladas, de repouso}. há 2 anos não tenho nada, nem gripes ou resfriados, no máximo uma indisposição estomacal {porque tenho gastrite…}. nesses dias, eu não malho, porque, sério, parece que o mundo desaba pra mim. mas não tenho nada contra, acho que vai de organismo pra organismo. se o seu corpo tolera, por que não?


    Blog da Sandra Costa

  8. Carol Campos Reply

    Gostei de saber da dica de sua personal. Não sabia disso. Mas agora surgiu uma dúvida: quantos dias devo ficar de repouso e quando posso ir fazer exercícios leves na academia?

    • Enquanto você estiver no começo da gripe, fique quietinha… isso depende de pessoa a pessoa e de gripe para gripe. Mas quando você sentir que a gripe “saiu pra fora”, tipo catarro, espirros etc, pode ir fazer os exercícios leves!

  9. Eu sou das que ficam em casa somente se estiver muito péssima! Quando começo a melhorar já volto pra rotina de exercícios, mas procuro nunca exagerar nos pesos e dou um intervalo maior entre um exercício e outro, senão não aguento.

Write A Comment