Vou confessar uma coisa pra vocês, gatas: sou um pouco obcecada com ter uma dieta saudável! Sinto um verdadeiro prazer em comer coisas que sei que estão me fazendo bem, e vejo reflexos da alimentação no corpo, na pele, no cabelo, na disposição diária… Já fui de comer porcarias sem pensar duas vezes, mas desde que comecei a me alimentar com consciência, me sinto melhor, com mais energia e mais bonita! E aquele velho ditado, “você é o que você come” é a mais pura verdade: nossa pele se regenera por completo a cada 30 dias e nossos orgãos internos a cada 40 dias, e a matéria prima disso é exatamente as comidas saudáveis (ou não) que ingerimos. Uma alimentação balanceada é a chave para a saúde, mas nem todas as comidas foram criadas iguais. Juntei uma lista das comidas com mais altas concentrações de nutrientes para vocês incluirem no dia-a-dia e ter uma super dieta saudável!

 

  • Chá Verde

Tamanho é o meu amor que já até fiz um post inteirinho dedicado aos chás. Eu sei que o chá verde não é o melhor amigo do paladar de muitas pessoas mas acreditem, ele é o melhor amigo da sua saúde! O chá verde é lotado de substâncias como flavonoides, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro, que proporcionam uma boa circulação sanguínea, aceleram o metabolismo, melhoram o humor, combatem o colesterol e ainda atuam na composição de gorduras no corpo (isso mesmo, ajuda a emagrecer!). Além disso tudo, muitos estudos mostram que o chá verde é um super aliado na prevenção de doenças como câncer. Vale o gostinho amargo, vai? Eu tomo chá verde desde a adolescência, pois minha mãe sempre deixava uma jarra do chá pronto em casa. O gosto é questão de costume – no começo achava um horror de amargo mas hoje AMO, tomo junto de todas as refeições e não adoço nunca!

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - Chá verde

 

 

  • Folhas verdes

Ninguém acredita quando respondo “salada” à pergunta “Qual é a sua comida favorita?” mas é verdade: quer me ver feliz, coloca um pratão de folhas verdes bem temperadas com limão e azeite na minha frente. Em casa, como uma saladona no almoço e no jantar, acompanhada de algum carbo complexo e um grelhado. Sou super fã do azedinho da rúcula (rica em vitaminas A, C, fibras, proteínas, potássio, ferro e enxofre), da textura do espinafre cru (muito ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B), o verde-super-verde da couve, que inclusive é ingrediente essencial para o meu suco verde de cada dia (e é cheinha de vitaminas A, B6, C, K, cálcio e ferro), e qualquer outra folha que encontrar pela frente! Juro, se for verde, eu boto pra dentro!

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - folhas verdes

 

  • Ovos

Eu lembro de ouvir muito quando era criança que o ovo era um grande vilão para a saúde. Como eu sou MUUUUITO velha e a ciência avançou muito desde aquela época (hahaha!), hoje se sabe que os ovos são, na verdade, um alimento super completo. O ovo é considerado uma proteína completa por conter todos os aminoácidos essenciais, e ainda é rico em ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A, B6 e B12. A gema contém, sim, um teor elevado de colesterol, mas pode ser consumida tranquilamente até quatro vezes por semana. Já para os que precisam de mais proteínas como atletas e vegetarianos podem consumir só a clara do ovo diariamente. Eu como ovos quase todos os dias no café da manhã, seja em forma de omelete, ovo mexido, ou das minhas panquecas proteicas que levam só claras (prometo postar a receita em breve, é divina!). Mas uma observação super importante: compre sempre ovos caipiras, pois nos ovos produzidos tradicionalmente as galinhas recebem ração com um monte de porcaria adicionada: antibióticos, quimioterápicos, anticoccidianos, antifúngicos e promotores artificiais de produção, que acabam se apresentando nos ovos e indo direto pra dento do nosso corpo. Eu gosto dos ovos Korin, que além de não ter nada disso, ainda trata as galinhas com dignidade: elas vivem livres de gaiolas e recebem ração de origem 100% vegetal.

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - ovos

 

  • Blueberries

Meu caso de amor com os blueberries é antigo: assim que me mudei para os Estados Unidos em ’96 descobri as frutinhas azuis, que nunca tinha visto no Brasil, e logo me apaixonei. Que delíiiicia! Na época tinha só 11 anos e não sabia que além de gostosos, os mirtilos são um superfood de primeira linha: riquíssimos em antioxidantes como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol, que são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças como câncer. Além disso, são cheios de vitaminas A, C, E e minerais como potássio, cobre, ferro e zinco, e ainda têm o índice glicêmico super baixo, que é importante na regulação do açúcar no sangue. Eu gosto de comer blueberries de qualquer jeito: nos sucos, na salada, como recheio de panquecas ou sozinhos mesmo!

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - blueberries

 

  • Goji Berries

As goji berries são uma adição relativamente nova ao meu cardápio, mas já se tornaram um super xodó do meu paladar! As frutinhas de origem chinesa são super difíceis de encontrar frescas por aqui, mas as desidratadas estão pipocando em vários mercados por aí e são super fácil de acrescentar à dieta. Parecidas com uvas passas vermelhinhas, as gojis têm um gosto doce com um toque azedinho, e são super fácil de acrescentar a sucos, iogurtes, cereais, etc. Mas porque todo o hype em torno da frutinha? As goji berries podem ser pequenininhas, mas têm altíssima concentração de nutrientes e vitaminas: nela encontramos 18 aminoácidos, elevadas concentrações de vitaminas A (beta-caroteno), B1, B2, B6 e E. Tem mais vitamina C  que qualquer outra fruta, e ainda é rica em ferropolissacarídeos e fitoquímicos. Todos os benefícios das goji berries rendem um post inteiro (que posso fazer mais tarde para vocês!), mas confie em mim: consuma! Eu gosto de comprar as goji berries sempre orgânicas (a Monama tem!) porque como qualquer fruta de pele fina, os agrotóxicos podem se acumular na fruta e aí causa mais mal do que bem. 

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - goji berries

 

  • Nuts

Amêndoas, nozes, avelãs, castanhas, macadâmias, pistachios… os nuts são parte essencial do meu cardápio diário porque além de super saudáveis, são fáceis de incluir em qualquer refeição, são portáteis e gostosos! Os nuts são importantíssimos para aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom, e previnem então doenças cardíacas. Além disso, têm efeito antioxidante (previne envelhecimento das células) por conta dos altos teores de magnésio, cobre, fósforo, ácido fólico, cálcio, potássio, selênio, zinco e vitamina B6. A gordura boa encontrada nos nuts também são ótimas para quem está tentando emagrecer porque dão um efeito de saciedade. Eu sempre incluo alguns nuts ou manteiga de amêndoas ou de amendoim nos meus lanches!

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - nuts

 

  • Quinoa

A quinoa foi um dos primeiros superfoods que incluí no meu dia-a-dia quando comecei com essa onda de dieta saudável. Essa história de alimentação saudável ainda era meio novidade, e a quinoa foi um dos primeiros alimentos a ganhar destaque. Riquíssima em proteínas, a quinoa contém todos os aminoácidos essenciais e é excelente para quem treina. Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Além disso, a quinoa tem altos teores de vitaminas do complexo B e é rica em fibras, que promove a saciedade e ajuda a emagrecer. Eu alterno a quinoa com o arroz integral na alimentação do dia-a-dia.

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - quinoa

 

  • Óleo de Coco

O óleo de coco virou modinha recentemente por ser destaque nas dietas para emagrecer – eu acredito que o que ajuda a emagrecer é dieta e treino, mas o óleo de coco tem propriedades que vão bem além de uma barriga chapada. O óleo de coco extra-virgem combate bactérias, fungos e vermes, tem ação antioxidante, regula o intestino, controla o colesterol e ainda é ideal para cozinhar, pois oxida em temperaturas muito mais altas do que o azeite de oliva, por exemplo. Eu também gosto de incluir o óleo de coco no meu lanche pré-treino porque é uma fonte de energia rápida e funciona como um termogênico natural.

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - oleo de coco

 

  • Chia

Mais um alimento que ganhou fama por emagrecer, as sementes de chia vão bem além da eliminação da gordura. Além de ser super rica em fibras, que ajuda na sensação de saciedade, a chia tem o dobro de potássio que a banana, seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão! E com um gosto neutro, é super fácil de ser adicionada a praticamente qualquer alimento. Eu coloco no papaia de manhã, na salada, no iogurte… tanto faz, mas vai uma colher de sopa todos os dias!

Dieta saudável- 9 alimentos para o dia-a-dia que ajudam a emagrecer e otimizam a saúde - chia

 

Gatas, ainda tenho muito o que falar sobre cada uma dessas comidas e muitas mais, e ainda vou postando receitas gostosas para ajudar na dieta saudável, tá?

E vocês, já incluem essas comidas saudáveis no dia-a-dia? Qual a sua favorita? Mandem receitas!

5 Comments

  1. para quem possa acreditar entrar como participação especial no homem ferro 4 ou avengers a quinoa ou chia é do melhor…serio.

  2. Pingback: Plano Detox Pós-Copa: como desinchar e perder os kilos

  3. Pingback: 9 Estratégias para queimar gordura rápido e emagrecer a tempo daquele evento especial.

  4. Sempre gostei de folhas verdes, mas depois que comecei a comer em restaurante todos os dias comecei a enjoar, pois geralmente não tem temperos bons, só aqueles industrializados que não é saudável e que contém elevados índices de gordura saturada.
    Agora, quanto aos ovos e nuts, eu adoro, mas to com os triglicerídeos alto e tenho medo de que a gordura contida nesses alimentos prejudiquem ainda mais. Li em vários sites que é bom evitar esse tipo de alimento, então prefiro não arriscar :-(
    A propósito, adorei o post!
    Beijos

    • Deise, para mim o bom e velho azeite+vinagre+sal não tem erro! Além de ser gostoso, não tem nada daquelas porcarias todas dos temperos industrializados!
      Fico feliz que tenha curtido o post! Beijão!

Write A Comment