Dicas de moda e looks para gordinhas

por .

Todo mundo sabe que o padrão de moda atual favorece as mulheres magras, mas nem sempre foi assim. Durante o Renascimento, no século XV, as gordinhas, de coxas grossas e formas arredondadas eram o ideal de beleza. Podemos conferir essa valorização em quadros de pintores famosos como do italiano Sandro Botticelli e Ticiano Vicellio, que geralmente retratavam suas musas nuas e sempre com dimensões avantajadas. Os europeus acreditavam que o acúmulo de gordura protegia as mulheres da baixa temperatura e as tornava mais resistentes a doenças, resultando em mães saudáveis e com energia para sobreviver ao parto e com maior imunidade. Entretanto, com a Revolução Industrial, a mulher entrou no mercado de trabalho e as magras logo passaram a ser vistas como mais ágeis e produtivas nas fábricas. Depois, nos anos 90, foi o auge de modelos magérrimas com aparência quase anoréxica, como Kate Moss, o que fez muitas mulheres prejudicarem a saúde para alcançar esse perfil. Hoje, as magras ainda reinam, mas há uma disputa por preferência entre as bem magras e as que possuem uma aparência mais saudável. E as gordinhas, onde ficam nessa história? Pois é, ser gordinha nos dias de hoje não é nada fácil. A começar pelas compras, pois muitas lojas não vendem tamanhos maiores. E a grande reclamação desse grupo é que as que possuem essa grade, geralmente criam roupas sem graça e de “velha”. Em marcas como C&A, Renner e Marisa podemos encontrar modelos grandes e atuais. Vocês, queridas Levitantes, estão acima do peso e têm dúvidas para se vestir?

Aí vão algumas dicas de moda para gordinhas, em um post recheado de looks para gordinhas.

Colorida

Preto emagrece. Nós mulheres praticamente crescemos ouvindo essa frase. Não deixa de ser verdade, mas as gordinhas podem sim aderir às outras cores. Basta ter algumas cartas na manga: peças com decote em V, marcação império e cintura mais alta são ótimas pedidas. Um blazer por cima, seja ele colorido ou preto, acinturado e levemente comprido dá uma afinada no shape. Mas se vocês preferem não arriscar tanto no look, apenas dê uns toques de cores com acessórios, como uma bolsa de mão para não agregar volume ao corpo e lenços coloridos ou estampados que vão chamar atenção para o seu rosto.

coloridas

SHOP IT:

look 01 :
blazer turquesa – similar Talie
vestido preto – similar Osklen
colar corrente – similar Ivana Salume 

look 02 :
blazer preto – similar Bobstore
camisa rosa – similar FARM 
calça amarela – similar Fillity
salto preto – similar Schutz
óculos de gatinho – similar Michael Kors

look 03 :
blazer turquesa – similar Talie
saia lápis – similar Market 33
blusa estampada – similar Le Lis Blanc
sapato colorido – similar  Sarah Chofakian
colar corrente – similar Rafael Falci 

 

Blazer

O blazer é uma peça versátil. Pode ser usado tanto para trabalhar como para um passeio. Ao ser colocado sob uma blusa contrastante, emagrece visualmente, pois cria uma linha vertical e é uma ótima pedida nos looks para gordinhas. Complementem com um sapato da mesma tonalidade da calça e terão pernas mais longas.

Dicas de moda e looks para gordinhas

SHOP IT:

look 01 :
blazer nude – similar Richards 
camiseta nude – similar Pop Up Store
calça florida – similar Fillity
salto colorido – similar Luiza Barcelos
óculos quadrado – similar Dita Eyewear 

look 02 :
blazer preto – similar Bobstore
t-shirt branca – similar Animale
calça jeans – similar G-Star
sandália camel – similar Luiza Barcelos 

look 03 :
blazer – similar 3:AM
t-shirt branca – similar FARM
calça jeans – similar G-Star
salto preto – similar Schutz 
bolsa – similar Arezzo 

 

Blusa comprida

Blusas e blazers com modelagem um pouco mais comprida são ótimos para dar uma afinada no corpo. Geralmente as pessoas acima do peso têm o quadril mais largo e a peça cobrindo essa região dá uma boa disfarçada no volume.

Dicas de moda e looks para gordinhas - blusa comprida

SHOP IT: 

look 01:
blusa metalizada – similar Animale
saia preta – similar Le Lis Blanc
oxford preto – similar Repetto
colar corrente- similar Ivana Salume

look 02:
blazer azul – similar Alexander McQueen
saia lápis – similar Maria Filó 
t-shirt branca similar Gala 
ankle boot preta – similar Arezzo
Colar azul – similar Market 33 
Chapéu preto – similar Loft 747 
Bolsa preta – similar Luiza Barcelos 

look 03 :
Calça de couro – similar Animale 
Camisa estampada cinza – similar Isolda 
Bolsa cinza – similar Elisa Atheniense

Evasê

Tecidos encorpados como algodão e sarja em modelagem evasê também são ótimos para disfarçar um quadril mais amplo, pois não marcam a silhueta e nem são soltos demais. Aproveitem para usar uma peça estampada ou de cor forte.

Dicas de moda e looks para gordinhas - evase

SHOP IT: 

Look 01:
Saia evasê branca – similar Pynablu 
Blusa cinza – similar Rapsodia
Jaqueta jeans – similar Shoulder 
Scarpin preto – similar Luiza Barcelos 
Colar pérolas – similar Le Lis Blanc
Clutch preta – similar Arezzo 
Óculos gatinho – similar Gucci 

Look 02:
Vestido floral – similar Farm
Clutch verniz – similar Luiza Barcelos

Look 03:
Short florido – similar A Farra por Adriana Barra 
T-shirt preta – similar Gala
Blazer preto – similar Bobstore
Sandália preta – similar Yves Saint Laurent
Chapéu Panamá – similar Shop2Gether

Cintura alta

A cintura alta é uma grande aliada das gordinhas. Além de dar uma segurada na barriga, ela modela o corpo e dá uma afinada na cintura (para as magrinhas também é um ótimo recurso, pois cria curvas). Usem uma calça, short ou saia com uma blusa mais soltinha e será sucesso garantido!

Dicas de moda e looks para gordinhas - cintura alta

SHOP IT: 

Look 01:
Saia preta – similar Talie NK 
Blusa cinza – similar Shoulder 
Clutch preta – similar Bobstore
Colar – similar Juliana Manzini 

Look 02:
Saia estampada – similar Animale 
Camisa laranja estampada – similar Animale
Slipper preto – similar Sarah Chofakian 
Bracelete – similar Lool 

Look 03:
Saia lápis preta – similar Erika Ikezili 
Camisa estampada – similar Isolda 
Anabela preta – similar Luiza Barcelos 

Vestido acinturado

Vestido muito justo não é a melhor opção de look para gordinhas. Costuma evidenciar e às vezes até dá a impressão de aumentar um pouco o volume. Largo demais também não é bom. Engorda e confere uma silhueta quadrada. Escolha um modelo um pouco mais soltinho e marque levemente a cintura com um cinto ou uma faixa. Esse truque vai deixar o visual mais harmônico e com as curvas nos lugares certos.

Dicas de moda e looks para gordinhas - vestidos acinturados

SHOP IT: 

Look 01:
Vestido azul – similar Le Lis Blanc
Cinto – similar Bobstore

Look 02:
Vestido dourado – similar Sandro Barros
Clutch preta – similar Arezzo

Look 03:
Vestido azul – similar Mixed
Colar longo – similar Claudia Arbex

Estampa

Aí está outro tabu! Muitas mulheres mais cheinhas passam longe dessas roupas. Mas não precisam, é só saber usar. Uma dica básica: peças estampadas com fundo escuro diminuem o tamanho, e com fundo claro aumentam. O mesmo vale para estampas grandes, que não valorizam as gordinhas, mas podem ir fundo nas miúdas! Elas estão liberadas! Ainda há outros pontos: as estampas chamam bastante atenção para a parte do corpo em que está situada, então aproveitem para usar esse truque a favor de vocês e disfarçar o que mais incomoda. Por exemplo, se a região que vocês menos gostam são os seios grandes e barriga avantajada, combinem uma calça estampada com camisa escura. Desenhos florais pequenos e pois ficam  melhor enquanto flores grandes e print geométrico aumentam. A explicação está no efeito ótico criado pelo contorno das formas que fica mais visível pelo reflexo da cor mais clara e pela sombra das curvas projetadas no tecido. O cérebro acaba vendo o perfil corporal no mesmo formato, o que torna a silhueta visualmente mais redonda.

Dicas de moda e looks para gordinhas - estampa

SHOP IT: 

Look 01:
Calça estampada – similar Stroke Fresh
Camisa preta – similar Mixed
Jaqueta branca – similar by NV
Óculos rendondo – similar Linda Farrow Gallery

  • Festa

Muitas vezes é difícil achar uma roupa de festa que valorize o corpo de uma gordinha. Geralmente os trajes são bem decotados em todos os lugares como seios, costas, braços e até na cintura! Mas há espaço para todas. Que tal uma manguinha? Comprida ou curta dá uma disfarçada naquele braço maiorzinho, fica elegante e de quebra faz vocês parecerem mais magras. Tecidos estruturados também caem super bem porque não marca o corpo. E não pensem que só o preto está permitido. O importante é a modelagem! Ela vai dar o tom do seu shape. Escolham um modelo acinturado e fiquem atentas aos detalhes. O drapeado, por exemplo, em excesso pode ser um desastre e criar volume demais. Ou então, como no caso da imagem abaixo, pode ser um aliado ao redesenhar o corpo. E para uma festa mais chique, vale à pena investir em uma cinta modeladora.

Dicas de moda e looks para gordinhas - festa

  •  Acessório

Os acessórios podem dar aquela ajuda básica. Brincos coloridos e lenços chamam a atenção para o rosto, mas o grande truque é o colar comprido que além de criar um ponto de foco no centro do corpo e tirar a atenção de partes normalmente maiores, ainda alonga a silhueta. Podem fazer o teste em frente ao espelho com e sem o colar e vão ver a diferença.

Dicas de moda e looks para gordinhas - colar

  •   Maiô

Este ítem não poderia faltar. Já viram alguma mulher acima do peso na praia ou piscina sem o indefectível maiô preto? Caso vocês tenham notado, tiveram sorte, porque eu nunca vi! Sempre fiquei incomodada ao sentir que muitas dessas mulheres acham que só esse traje de banho está permitido. Que bobagem! Está certo que ficamos quase nuas de maiô e a possibilidade de disfarçar algo é bem menor, mas sempre há detalhes a nosso favor como drapeados que modelam a cintura e alças mais largas. E se o maiô for estampado, usem um com fundo na cor preta. Esse da imagem abaixo com a lateral lisa é incrível, pois faz parecer que a cintura é mais fina.

Dicas de moda e looks para gordinhas - maio

  • Biquíni

Ficaram animadas com o maiô e querem ir mais longe? Por que não um biquíni? Alças largas são fundamentais para dar sustentação aos seios, que aliás, devem estar bem cobertos. E novamente a cintura alta marca presença. Além de disfarçar as gordurinhas da barriga e pneus e modelar o corpo, ainda confere um ar vintage super charmoso.

Dicas de moda e looks para gordinhas - biquini

  •  Nem toda regra é válida

O mais importante é vestir a roupa para ver se cai bem em seus corpos. As dicas de looks para gordinhas são úteis para se ter uma noção, para serem um guia, mas não devem ser uma imposição. Vocês precisam ver o que funciona em seus corpos. Afinal, existem gordinhas de todo tipo: com quadril largo, pernas grossas e pouco volume da cintura pra cima, ou grande em cima, com braços maiores, pernas mais finas e pouco bumbum. E ainda tem aquela com tudo avantajado, como seios grandes, braços, coxas, barriga e bastante quadril. Não gosto quando ouço algo como “jamais use listras na horizontal, pois aumenta! Prefira na vertical que alonga!”. Realmente, a tendência é criar essa ilusão de ótica, mas nem sempre é assim. Vocês tem que provar a peça com as listras na horizontal, ir para a frente de um espelho e ver se cai bem. E às vezes fica bom mesmo! Portanto meninas, não esqueçam: confiem em vocês mesmas, gostem do corpo de vocês e usem as dicas como uma ajuda, e não como uma imposição. Peguem as dicas, vão para a frente do espelho e assim vocês vão aprender o que valoriza seus corpos. E para provar que nem toda regra é válida selecionei umas imagens de peças “proibidas” para gordinhas, como um vestido com listras na horizontal (lembram do truque do casaco comprido por cima?), também esse vestido bem larguinho e fluído com fundo branco (reparem nas estampas miúdas concentradas principalmente no colo que é a parte mais magra do corpo e ainda chama atenção para o rosto) e ainda nessa outra imagem com um vestido em fundo branco e estampas geométricas (a manga comprida e a cintura marcada com um cinto fino são ótimos aliados). Viram como dá para dar um jeitinho em tudo?

Dicas de moda e looks para gordinhas - regra

E aí, meninas? Já se sentem mais à vontade para expandir o guarda-roupa? Gostaram das opções de looks para gordinhas? Deixe seus pitacos nos comentários abaixo e se você gostou desse post, compartilhe!

Ah, e veja mais posts como esse:
Como usar saia midi: dicas para todos os tipos de corpo
Como usar flatforms + como valorizar cada tipo de corpo
Como usar cinto largo: o guia completo para incluir o hit da estação na sua produção!
Dicas de moda e looks para mulheres com o corpo triângulo invertido

Kisses! 😘

dicas de moda e looks para gordinhas

275 pitacos

  1. Adorei. Mas queria uma dica. Vou me casar no cartório e Na igreja. Mas será tudo muito simples. O que devo usar lá. .mme ajuda por favor

  2. Boa tarde!!! Achei muito interessante o material que encontrei aqui, gostaria de trocar ideias, sugestões, opiniões, fotos, enfim, pra mim um aprendizado enorme, é que estou querendo entrar no mercado de vestuário moda feminina Moda Maior e Evangélica, porque nunca encontramos roupas bonitas e com preço bom pra colocar nessa área de mercado. Desde já agradeço caso alguém queira me passar essas informações, meu e-mail. [email protected]
    um grande abraço a todas.

  3. Luciana
    Parabéns pela iniciativa, pelo retorno veja o quanto esse assunto é um problema para quem precisa de um vestido plus size para uma ocasião especial, como mãe do noivo, madrinha de casamento, formatura, baile de gala, balada, debutante ….., são momentos muito especiais na vida das pessoas e elas tem o direito de usar um vestido a altura desse momento, mas como podemos constatar pelos recados, todos querem saber ONDE ENCONTRO ESSES VESTIDOS? por isso deixo a dica da Lyse Klein uma loja especializada em vestidos PEÇA ÚNICA e na linha PLUS SIZE tem vestidos joviais, modernos a altura dessas ocasiões, a loja fica na zona norte de São Paulo e se vc quiser pode usar as fotos do site http://www.vestidoimportado.com.br , todos os vestidos que estão no site existem fisicamente na loja, fique a vontade

  4. De acordo!!;Rosangela;pior, essa coisa de"use uma manguinha para cobrir os braços gordinhos"eu não quero esconder meus braços,nem disfarçar nada…sou linda e real,quanta bobagem,porém o preconceito começa em nós,quando concordamos que temos de esconder ou disfarçar algo em nós.
    Temos que comprar roupas de acordo com nosso numero,tamanho e nos vestirmos bem,de maneira que nos sintamos bem conosco e confortáveis dentro do que estamos vestindo,não devemos nos vestir para agradar ou enganar ninguém,isso é lástimavél.
    é minha forma de pensar,isto não isenta a boa intenção de quem quer ajudar a quem se sente melhor disfarçando isto ou aquilo em si.

  5. Ola , tenho 1.58 de altura e peso 80 kilos sim sou mtu gorda pra minha idade pois so tenho 13 ano (12/06/2001) bem mais tem uma menina que se veste muito bem todo mundo fala isso na minha escola e ainda por cima ela e bem bonita , mas fico pensando que nunca vou poder me vestir bem por que sou gorda e pessoas magras tem mais facilidade com isso eu gostaria que me ajudasse me flando dicas para mim me vestir e se der ate fazer um post falando de como adolecentes gordinhas podem se vestir bju obrigada se quiser entre em contato email – [email protected] obrigada :)

  6. ameiii ' o Looks e tbm seu cabelo eu amo blake só que tenho vergonha por meu cabelo ser crespo e eu ser branca e gordinha e tenho medo de asumir meus belo' que vc acha ???

  7. ameii achei muito legal essas dicas pois eu to um pouco acima do peso e tenho muita duvida de como me vestir eu nem uso vestido por isso mas depois que vi essa postagem e as imagem vou compra um certo pro meu corpo

  8. adorei o site mas queria sanar uma duvida, estou apaixonada por uma jaqueta de coro ecológico verde curta, mas tenho uma barriguinha saliente e estou com medo de aparecer mais ainda, posso usar sem medo?

  9. adorei o site mas queria sanar uma duvida, estou apaixonada po uma jaqueta de coro ecologico verde curta, mas tenho uma barriguinha saliente e estou com medo de aparecer mais ainda, posso usar sem medo?

  10. po eu tenho um maio que esta na moda ,,,porem eu tenho muita vergonha de usalo na praia ou na frente de alguem,me sinto ridicula…tenho 17 anos e uma filha de 2. depois que eu ganhei minha filha eu começei a engorda hoje peso exatamente 86 quilos e isso nao ajuda em nada..gostaria muita da ajuda de vcs pois estou sem uma opcao e por mais que eu tenho uma filha nao significa que eu tenho que andar igual a uma senhora entao por favor me ajudem.

    1. Que bom que você gostou, Maria de Lourdes! Realmente o tamanho nas lojas é um problema. Já ouvi muito isso! Vou fazer uma pesquisar e depois postar uma matéria com lojas legais com tamanhos grandes! ;)

  11. Tenho 1,65 e 92 kg. É, para algumas mulheres é "Meu Deus, você precisa emagrecer… mas não é por estética e para a sua saúde…" isso já está tão manjado que fica um saco você sair na rua com uma blusa um pouco mais apertada e pior que a primeira frase é ouvir "você está grávida?" Gente… porque essa chatice com nós gordinhas. Não podemos comer, não podemos usar biquini na praia (ai é forçar muito, né kkkk) é a ditadura de que o magro pode e o gordinho não pode. Vamos acabar com isso de uma vez por todas e viver do jeito que a gente acha certo… sendo feliz da maneira que a vida fez ficarmos.

    1. Claro, Clotildes! E muitas pessoas pensam que só existe “magra”, “normal” e “gorda”, mas não!! Há vários formatos de corpos (gordinha, triângulo invertido, pera, retângulo…). As dicas ajudam a gente a saber como tornar nosso corpo mais proporcional e harmonioso. E as gordinhas podem sim ficar lindas!! ;)

    1. Fico muito feliz que você tenha gostado, Daih! Olha, eu acho que se você gosta e tem vontade de usar bolsa com franjas, não deve se preocupar com isso. Mas se preferir, escolha por colocar a bolsa na altura da parte do corpo que seja menos volumosa. Por exemplo, se o seu problema é quadril largo, use uma bolsa com franjas de alça mais curta para seu quadril não ficar tão em evidência. E se o seu problema for a barriga, use a bolsa com alça comprida, na altura do quadril. Um beijo!! ;)

  12. amei boa ideias nada roupas como um sacos tudo tem forma lindas as modelos ameia eu já chorei muito por não ter roupas para vestis ter que andar de calça cotó camiseta ou algumas roupas feita em costeira que fica va horrível

    1. Marla, fiquei super feliz com seu comentário! Sério!! Amei que você gostou e olha, não tem que ficar triste não porque pessoas acima do peso tem sim muita opção para se vestir, viu? Você já viu o outro post que fiz para gordinhas? Espero te ver mais vezes por aqui! Um super beijo! :)

  13. Achei muito interessante os conselhos; No entanto me sinto desconfortável com a reprodução do mesmo discurso, de: "usar isso para parecer estar mais magra". Essa colocação me preocupa muito, pois reforça nas mulheres GORDAS, sim gordas, que o magro é o bonito, o magro é o padrão; Se esse tipo de pensamento não mudar começando em nós gordas,gordinhas,gordonas (seja o que for) vamos continuar sendo desmerecidas e marginalizadas por sermos como somos;

    1. Oi Annylú! Então, durante todo o texto eu quis deixar bem claro que as pessoas devem que se vestir da forma como se sentem bem e que o espelho é o melhor medidor. As dicas estão aí apenas para o caso de alguém querer uma ajudinha. Mas o tempo todo eu quis passar a ideia de que a moda, seja ela para gordinhas ou magrinhas, não deve ser uma imposição. Não devemos seguir regras ditadas pelos outros. A gente tem liberdade de fazer o que quiser e as dicas estão aí para quem tiver interesse. Tanto que no último item, eu mostrei exemplos de roupas que são estigmatizadas como “proibidas” para pessoas acima do peso, para vocês verem que pode sim ficar muito bom. Eu concordo com a sua posição, mas a verdade é que foi justamente isso que tentei passar em meu post. Espero receber mais vezes sua visita! Um beijo! :)

  14. Olá, adorei todas as dicas, em menos de minutos tirei varias duvidas que eu tinha. Queria saber algumas coisinhas, como no verão 2014 o cropped top estará me alta e a estampa de azulejo português também nos “gordinhas” podemos usar também?? e o cabelo curto também vai estar em alta e tenho rosto mais arredondado, mas sempre adorei um cabelo curto bem descolado mas sempre tive medo de arriscar pelo formato do meu rosto, tem dicas de corte para nos passar?
    beijos ^^ adoreeeei mesmoo o teu blog <3

    1. Oi Bruna! Fico muitíssimo feliz em saber que você conseguiu tirar algumas dúvidas com meu post e que pude te ajudar. É uma enorme satisfação!! Quando li seu comentário, pensei em fazer um post com gordinhas usando as tendências atuais. Mas o problema é que fiz uma pesquisa e não encontrei imagens como eu queria. Então vou explicar por aqui mesmo: com a estampa azulejo o ideal é usar a estampa na parte do corpo em que você é menos gordinha. Por exemplo, se você é maior no quadril que na parte de cima, use a estampa azulejo em uma blusa. O mesmo vale para a estampa étnica (só fique atenta porque geralmente essa estampa contém linhas horizontais, o que achata seu corpo e pode engordar visualmente). Já o top cropped vai depender de como é seu corpo porque existem tipos diferentes de gordinhas. Tente vestir uma combinação com a cintura bem alta com o top mais curtinho porque geralmente temos menos gordurinhas na área do abdomên abaixo dos seios. E fique atenta para que as peças não fiquem apertadas, o que faz pular dobrinhas. O jeito é vestir esse look da forma como falei e ir para a frente de um espelho para saber se fica bom. Quanto à sugestão sobre o corte de cabelo, fique tranquila, pois já está anotada! Gostei muito da sua ideia e adoro quando vocês sugerem pautas! Espero ter ajudado um pouco!
      Um beijo!! ;)

    1. Que lindo saber disso, Sandra!! Mas olha, não tem que ter vergonha, viu? Você tem que se sentir bem do jeito que é! E pode ter certeza que a gente encana muito com coisas em nós mesmas que muitas vezes os outros nem reparam tanto. Não se prenda tanto aos padrões e valorize a sua beleza. Um beijo!!! ;)

  15. Gorda tem que ficar na busca desenfreada de parecer mais magra, é isso? É a única maneira de ser considerada adequadinha. Mostrar a barriga na praia nem pensar, né? Afinal tem que poupar os magros desta visão horrorosa. Obrigada.

    1. Barbie, não concordo com seu comentário. A pessoa, seja ela gorda, magra, com muitas curvas ou sem nenhuma pode aprender como valorizar seu biotipo. E como eu disse no texto, as dicas não podem ser levadas como uma imposição. A pessoa tem que se sentir bem com o que veste. Acredito que se realmente fosse como você diz em seu comentário, as gordinhas teriam que vestir apenas vestidos pretos sem graça e de “velha”. A idéia é quebrar tabus. A moda é democrática. Tente enxergar isso! Um beijo! ;)