7 Chás para emagrecer, acelerar o metabolismo e evitar a retenção de líquidos. #segundadabunda

Este post também está disponível em: English (Inglês) en

por .

chás para emagrecer

Há algumas semanas atrás eu fiz um post contando que não bebo nada além de água, chá e álcool (ok, café e suco natural de vez em quando também!) com o propósito de contar que dá sim para incluir a bebida numa alimentação saudável e inclusive, tem como emagrecer sem cortar a bebida alcoólica da dieta.

Pois bem, hoje é dia de falar de todo o resto. Eu bebo água o dia inteiro – sou daquelas loucas que sente uma sede repentina absurda se percebo que estou sem a minha sempre-presente garrafinha de água – e amo chá e tomo todos os dias.

Já me perguntaram como usar chá para emagrecer, para manter o organismo acelerado e para evitar a retenção de líquidos. Os chás são um grande aliado na hora de emagrecer e de manter um estilo de vida saudável,  então vou contar pra vocês tudo sobre os chás que incluo diariamente na minha dieta e o porque de cada um. 👇

Todos os dias quando eu acordo, pego a minha chaleira linda maravilhosa da Le Creuset (amor total!) e faço um chazão para o dia. Geralmente é um chá misto que inclui vários chás para emagrecer, acelerar o metabolismo e evitar a retenção de líquidos: chá verde, chá branco, chá de hibisco, gengibre, canela, cardamomo, canela e guaraná.

Os ingredientes de cada chá depende do objetivo e da hora do dia, pois cada uma dessas infusões tem propriedades super poderosas que atuam de formas diferentes no nosso organismo. Costumo usar sempre as folhas inteiras na infusão, por serem menos processadas, e só opto pelos chás de saquinho quando estou fora de casa.

Os 7 melhores chás para emagrecer, acelerar o metabolismo e evitar a retenção de líquidos

 

1) Chá verde

 

chas para emagrecer - cha verde

O chá verde é um dos chás para emagrecer mais recomendado, e tomo todos os dias desde que me lembro como gente. O chá verde é super importante por conter polifenóis, substâncias antioxidantes que evitam as ações destrutivas de radicais livres que degeneram as nossas células e que auxiliam na queima de gorduras e ainda têm efeito antienvelhecimento. Ele também é rico em tanino que diminui as taxas de LDL (o colesterol ruim) e previne as doenças cardíacas.

Já os bioflavonóides e catequinas presentes nas folhas bloqueiam alterações celulares que dão origem a tumores, ou seja, chá verde previne o câncer. O chá verde ainda é rico em manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e vitamina B2, e como se não fosse suficiente, a bebida é diurética, que previne a retenção de líquidos. Tá bom ou quer mais!?

Eu não passo um dia sem essa bebida milagrosa! Em casa sempre tem uma jarra do chá preparado, feito através das folhas inteiras orgânicas, e gosto de tomar quente junto às refeições, mas de vez em quando cai bem com um copo cheio de gelo também.

Tomo chá verde até às 18h, pois contém cafeína e se tomar à noite, pode atrapalhar o sono. Apesar de ter um gosto levemente amargo, nunca adoço o chá verde e passei a realmente amar o gosto! Eu compro o da marca YamaMotoYama Orgânico.

2) Chá branco

 

chas para emagrecer - cha branco

O chá branco vem da mesma planta que dá origem ao chá verde, a Camellia sinensis, porém o chá branco é os brotos da planta, ou seja, folhas mais jovens. Ele também é um excelente chá para emagrecer e acelerar o metabolismo, pois possui as mesmas propriedades que o chá verde e tem um gosto mais suave, perfeito para infusões com sabores de frutas.

Por ser mais difícil de colher, o chá branco é mais raro que o verde e portanto, bem mais caro, mas é uma delícia! O The Gourmet Tea tem umas infusões maravilhosas com o chá branco e são todas orgânicas!

3) Chá de hibisco

 

chas para emagrecer - cha de hibisco

O chá de hibisco vem da planta hibiscus sabdariffa, que é diferente da flor comum aos jardins, hein! O chá tem propriedades diuréticas, digestivas e calmantes, além de ajudar no funcionamento do intestino. Ele também é rico em flavonoides e tem ação antioxidante, que previne doenças cardíacas e o câncer.

Além disso, estudos recentes mostram que o chá é rico em uma substância chamada faseolamina, que inibe a ação da enzima responsável pela quebra do carboidrato, reduzindo então a absorção de carbo e ajudando a emagrecer.

O ideal é consumir o chá logo antes e depois das refeições. O chá fica vermelho e tem um gosto bem frutado. Eu adoro!

4) Chá de gengibre

 

chas para emagrecer - cha de gengibre

O gengibre não é verdadeiramente um chá, e sim um rizoma que é usado mundo a fora por suas propriedades medicinais. O chá de gengibre é bactericida, antioxidante e afrodisíaco (eba! 😏), além de  estimular a circulação e acelerar o metabolismo – super recomendado para dar aquele up!

O gengibre ainda é ótimo para combater gripes, tosses e até ressaca. Eu compro gengibre fresco e corto duas rodelinhas para colocar junto ao chá, e sempre coloco no meu chá matinal. O gosto é ligeiramente picante, super gostoso!

5) Chá de Cardamomo

 

chas para emagrecer - cha de cardamomo

O cardamomo é um primo do gengibre e tem muitas das mesmas propriedades benéficas. Ele é super antiinflamatório e é ótimo para combater infeccões como dores de garganta, além de ser um grande aliado na hora de dar aquela acelerada no metabolismo.

O cardamomo tem o gosto um pouco mais suave que o gengibre e é um pouco menos prático: o ideal é comprar os frutos inteiros e abri-los e retirar as sementes só na hora de fazer a infusão. Pegue todas as sementinhas e misture ao seu chá. Compro o frasquinho da Companhia das Ervas. Fica uma delícia!

 

6) Chá de canela

 

chas para emagrecer - cha de canela

Esse todo mundo conhece, né? Além de ser uma delicia e dar um gostinho único a qualquer chá, a canela reduz o açúcar no sangue, que é super importante para quem quer emagrecer, já que picos de insulina são um dos maiores vilões na hora de emagrecer. Ele reduz também os níveis de LDL, ótimo para baixar o colesterol ruim.

Eu compro tanto a canela em pau como em pó, e ambos ficam ótimos no chá – os paus ficam com um gosto mais sutil e o pó dá um aroma bem forte.

7) Chá de guaraná

 

chas para emagrecer - cha de guarana

Tão brasileiro quanto eu e você, o guaraná em pó é obtido à partir da fruta amazônica e tem um forte efeito estimulante: aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares e diminui a fadiga motora e psíquica, ou seja, dá um mega up!

Eu acrescento só um pouquinho do pó de guaraná no chá quando estou me sentindo cansada e sinto uma mega diferença na academia, no trabalho, na vida… acho ótimo!




Bom, lindonas, é isso! Deu pra perceber que sou uma super bebedora de chá né? Cada um tem suas propriedades únicas e estou sempre em busca de chás para emagrecer, melhorar a saúde e a qualidade de vida. Já usei muito chá para emagrecer e uso hoje para manter a saúde, o ritmo e o pique!

Quais chás vocês mais gostam? Quais acham os melhores chás para emagrecer, acelerar o metabolismo e evitar a retenção de líquido? Deixe seu pitaco aí nos comentários e se você gostou desse post, compartilhe cazamiga!

 

Ah, se você gostou desse artigo, leia também:

◊ 4 receitas de suco verde funcional + os ingredientes essenciais para o seu suco verde!
Pólen apícola: o que é, como consumir, onde comprar + 7 benefícios do pólen na dieta
Tapioca emagrece? É saudável? Qual a melhor forma de incluir na dieta? 

Kisses! 😘

Comments

comments

46 comments

  1. Estou fazendo uma mistureba, chá de Hibisco, chá verde, canela em pau, pó de guaraná e uma maçã no meio para amenizar o gosto horrendo. o que acha dessa receita Luciana?

  2. Luciana socorroooooo! Pratico exercícios e faço dieta mas está muito difícil de perder meus 7 kg finais, qual chá vc me recomenda para acelerar esse processo…

    1. Olha ines, eu tomo chá verde todos os dias e é super bom pra acelerar o metabolismo, mas acho que nessa última fase é mais prudente apostar em uma mudança de estímulo na academia! Já conversou com o professor? Beijão!

  3. eu gosto de chá de canela ,laranja com maracujá, mate leão , e gengibre
    princialmente com uma bolachinha de sal ou uma torradinha. principalmente a noite

  4. adorei suas dicas, eu estava com medo de misturar tudo.mas agora eu sei que podi.posso fazer todos e depois colocar p gelar e tomar no outro dia cedo

  5. Olá Luciana, Obrigada por compartilhar suas experiências. Para mim, ainda fica a duvida da forma de preparo dos chás. Tenho encontrado na internet e ate mesmo em revistas a orientação para ferver o gengibre e a canela. Em outros para apenas ferver 200ml de agua, desligar o fogo e adicionar 4g do gengibre ralado ou 01 colher de sopa do pó.Em um post acima, você fala que ferve a agua e coloca sobre as folhas do chá verde. E para o gengibre a conduta deve ser a mesma? Obrigada e um excelente dia. Vera Pat

  6. acelerar o metabolismo é necessário para quem quer realmente perder peso, as dicas acima são extremamente importante, eu gostaria também de deixar um ótima dica para acelerar mais ainda o metabolismo: comer pimenta vermelha três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha.

  7. Lu adoro chá e adorei este post!!! Tenho tomado diariamente uma mistura de canela em pau, aniz estrelado e gengibre, mas percebi que tenho um pequeno escape de menstruação por causa da canela. O que faça de substituir a canela pelo chá verde? Eu faço 1 litro pela manhã e vou tomando durante o dia inclusive na academia. Já perdi 7 kg e estou muito feliz!!!
    Bjossssssss

    1. Affs. eu nem reparei a chaleira. Tu olhas tudo hem menina? Mas se ela botasse uma chaleira toda velha e enferrujada iam falar tb. Se ela tem uma chaleira bonita deixa ela!!!

    1. Depende! Por exemplo, de manhã costumo misturar chá verde com hibisco, gengibre e guaraná, mas antes de dormir tomo só de hibisco com canela, porque o verde tem cafeína. Mas faço umas misturebas sim. :)

  8. Não sou fã de chá. Vc falou que além da água vc toma sucos e café (ok, não sou fã de café mas até bebo raramente, mas no café da manhã eu tomo leite desnatado com nescau Light). Vc pode escrever como usar essas bebidas para emagrecer sem tirar a cervejinha do final de semana e como fazer para não sentir fome louca no final da noite e/ou madrugada que sabota meu esforço ao longo do dia? Obrigada.