Como emagrecer em 10 passos

Posted In: Lifestyle

Ok, o título desse post faz parecer que existe uma fórmula mágica, que em 10 simples passos todos os anos de dieta e esforço se tornam nulos e que milagrosamente, seguindo as instruções, ficaremos todas magras e lindas. Não é bem assim. Mas o fato é que emagrecer ou engordar é consequência de uma série de hábitos que formamos e alimentamos ao longo da vida, um dia de cada vez. Eu já tive hábitos “ruins” e com a formação de hábitos melhores e mais saudáveis, vi meu corpo se transformando (e me agradecendo!). Então antes de falarmos de dietas e exercícios e de como emagrecer, vamos começar com o essencial:

como emagrecer em 10 passos

Como emagrecer com 10 hábitos diários: 


  • 1) Água, água, água

E mais água! Eu sei que você já ouviu isso antes, mas existe uma boa razão pelo disco quebrado à respeito da importância da água: é verdadeira! Li outro dia que a população brasileira está cronicamente desidratada, condição que leva à pele sem vida, cabelos opacos, desaceleração do metabolismo, fadiga, fome… e não queremos nada disso, não é? Eu bebo água literalmente o dia inteiro. Tenho uma garrafinha na mesa do escritório, uma no carro, uma na bolsa, uma na mochila da academia, uma jarra gigante no criado mudo…


  • 2) Bons sonhos

Eu sei que parece contraprodutivo, mas o sono é um dos fatores mais importantes na manutenção de um peso saudável. Primeiro porque com o sono em dia, temos mais energia para gastar ao longo do dia e segundo porque é durante a noite que nossos músculos se recuperam das malhações. Além disso, uma pessoa mal-dormida produz níveis mais alto de cortisol, um hormônio responsável pelo nível de estresse que é um verdadeiro vilão quando a questão é acumular gordura. Eu durmo sete horas por noite (sem contar os finais de semana, né?), mas cada pessoa tem uma medida ideal. Descubra a sua e sonhe com barrigas chapadas!


  • 3) Se mexe, menina!

A maioria de nós passamos o dia inteiro sentandos: em frente ao computador, no trânsito, na sala de espera… Por isso, é essencial a gente “descansar” de sentar e levantar, se espreguiçar, andar… Eu levanto da minha cadeira de meia em meia hora no trabalho para dar aquela alongada, dar uma volta pelo escritório ou até mesmo fazer uma dancinha no meio do dia (é serio!). Também faço questão de ir até a mesa do meu colega de trabalho ao invés de ligar no ramal, parar o carro na vaga mais longe, esperar de pé em vez de sentada no médico, cabelereiro, manicure… qualquer coisa para desgrudar a bunda da cadeira!


  • 4) Vá de escada

Tenho uma regra na minha vida: elevadores são para situações extremas. Afinal, temos pernas, músculos e saúde para usar! Moro no oitavo andar e sempre subo de escada (OK, menos quando chego em casa bêbada e com os pés latejando da balada). No escritório, tem um banheiro do lado da minha sala, mas sempre vou no do andar debaixo para dar uma abusada dos degraus (e com toda aquela água, são várias vezes por dia!) Na academia, me recuso a ser daquelas pessoas que ficam 10 minutos esperando o elevador para ir malhar… pô, aquece subindo de escada! Cada vez que subimos um lance, aumentamos os nossos batimentos cardíacos e damos uma aceleradinha do nosso metabolismo. E se fizermos as contas, são várias vezes por dia, todos os dias da semana no mês inteiro… emagrece!


  • 5) Coma muito

Calma! Não saia atacando a geladeira! Não estou dizendo para comer muita quantidade, e sim com muita frequência. Você já deve ter ouvido isso antes e quando a questão é o funcionamento metabólico, faz todo o sentido. Nosso corpo utiliza a glicose como fonte principal de combustível e se não a oferecermos em forma de comida, o metabolismo diminui o ritmo de trabalho para manter as funções vitais (respiração, batimento cardíaco, etc). Isso faz com que gastemos menos energia ao longo do dia, além de nos sentirmos cansados. Para piorar, quando estamos em jejum prolongado o corpo não utiliza gordura como fonte de energia, e sim a massa muscular. Isso é um desastre para quem quer emagrecer porque quanto mais músculos temos, mais eficientemente funciona o nosso metabolismo (e os nossos mecanismos de queima de gordura!). E claro, quando comemos com frequência não sentimos tanta fome, o que evita ataques de comilanças. Convenceu?


  • 6) Coma bem

Não adianta comer pontulmente de 3 em 3 horas se não nos alimentarmos com qualidade. Para mim, quanto mais próximo um alimento do seu estado original (ou seja, quanto menos processado) melhor. Me esbaldo diariamente de folhas, legumes, frutas, grãos, sementes, frutas secas, leite, iogurte e queijos magros e carnes magras como peixe e frango. E no dia-a-dia, não sinto a menor falta de comidas empacotadas, adoçadas ou artificias. De acordo com os estudos de profissionais e com resultados da vida real, não existem dietas temporárias e sim a reeducação alimentar: para estarmos sempre no peso ideal precisamos comer sempre as comidas ideais.


  • 7) Mas não se prive

Dito isso, me recuso a passar vontade. Não como nunca no McDonalds (tenho até nojinho!), mas às vezes tenho desejo de comer um x-burger caprichado e quando a vontade bate, eu a mato! Me delicio com meu hamburgão mesmo! Para mim não existe TPM sem chocolate nem domingo sem pizza, mas a regra é sempre a mesma: com muita moderação e bom-senso, tudo pode de vez em quando. Aliás, isso me lembra algo que minha mãe, sempre muito sábia, vive dizendo: “Não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo e sim o que comemos entre o Ano Novo e o Natal”. Sacou?


  • 8) Compense

Não passo vontade pois sei a importância da compensação. Voltando à lanchonete, não é porque estou com vontade de um x-burger que preciso meter o pé na jaca e me entupir de batata frita e milk shake. Aliás, não existe pensamento mais gordo do que “ah, mas já chutei o pau da barraca mesmo…” Almoço hambúrger, jantar salada! Pizza de domingo, 20 minutos a mais na academia na segunda. E aí vai uma regra de ouro para jantares fora: sempre escolha entre o couvert, o vinho ou a sobremesa.


  • 9) Açúcar ou adoçante? 

Nem um nem outro! A vida já é doce o suficiente! Ok, eu sei que esse é difícil mas tudo nessa lista é uma questão de hábito. Eu sempre gostei muito de café e na época da faculdade tomava 6 ou 7 por dia com adoçante. Um dia comecei a pesquisar os efeitos dos adoçantes artificiais e tomei um baita susto! Além de um monte de componentes químicos que causam tudo desde o inchaço ao câncer, os adoçantes enganam o nosso organismo e faz com que tenhamos ainda mais vontade de consumir açúcar de verdade. Ou seja, adoçante engorda! Fui diminuindo o adoçante aos poucos até que estava tomando café puro sem a menor crise. Hoje não adoço quase nada, mas quando absolutamente tenho que usar algo para adoçar, uso canela, mel ou um pouco de açúcar mascavo mesmo, que é natural.


  • 10) Faça exercícios

Achou que ia escapar dessa, né? haha! Os exercícios físicos são essenciais não só para atingirmos o peso ideal como também para manter a saúde e a disposição a mil. Não tem problema se você odeia academia – todo mundo tem alguma atividade que traz prazer, seja dançar, cuidar do jardim, nadar, andar de bicicleta ou fazer sexo. Sem sacrifícios! O importante é manter uma frequência bacana (no mínimo 3 vezes por semana) e não desistir! Quando começarmos com os exercícios não conseguimos mais parar, e naturalmente evoluímos para melhorar cada vez mais. Eu entro em desespero se fico mais de dois dias sem me mexer!


Ok, essa é uma lista básica de hábitos diários que podem ajudar todo mundo a se sentir melhor. Ainda vamos falar muito de corpo, exercício e alimentação aqui na sessão Tudo no Lugar do blog, mas comece com essas coisinhas que fazem uma super diferença! Vou falar mais a fundo de cada um desses ítens, então fica comigo! Vamos ficar gostosas juntas!

E você, que pequenos hábitos você mantém para manter a forma? Me conta aí! COMENTE!

como emagrecer: dicas

  • Brenda Catro
    18 de julho de 2015

    oi Lu eu preciso de ajuda eu gosto de um menino so que ele nunca olhou para mim ja madei minha amiga fala com ele so que ele nao responde se sim o que nao . to cm medo da resposta dele mim ajude . to com medo , tenho 15 anos eu goisto muito dele ele so passa por mim mais nunca mim deu bola .. mim ajude o que tenho que fazer . e se ele mimm de um fora ? eu nunca mais irei olha na cara dele com vergonha ,, Mim ajuda .. Bjs Brenda Catro de Casa Nova – Bahia

    • Luciana Levy
      Brenda Catro
      19 de julho de 2015

      Brenda, uma coisa que aprendi – um cara quando gosta da gente, faz qualquer coisa para estar ao nosso lado. Não tem desculpa, não tem dia ruim, se ele gosta, ele demonstrará! Então, se ele tá sendo blazê assim, é porque não deve ter te notado ainda. Acho que o melhor conselho que posso te dar é se fazer notar, e se ele não te der bola, esquece ele! Não te merece! Você merece ter um cara que te respeite e te demonstre todo o amor que você merece, não se rebaixe por homem nenhum! Beijos!

      • Brenda Catro
        Luciana Levy
        19 de julho de 2015

        Lu eu sei que nao e para eu mim rebaixa mais eu gosto muito dele e nao consigo tirar ele da cabeça , ele mim deu um fora eu to morrendo de vergonha e agora quando eu passar por ele o que eu faço , mim ajuda de novo , beiijos de uma adolecente incoformda .

        • Luciana Levy
          Brenda Catro
          20 de julho de 2015

          Eu sei que é difícil, mas uma hora passa, para de doer. Tenha força! Beijos!

  • como emagrecer: as batalhas com a balança. Antes e depois de emagrecer
    3 de março de 2015

    […] Como Emagrecer em 10 Passos […]

  • 4 dicas fáceis para ter um estilo de vida mais saudável
    15 de janeiro de 2015

    […] Como emagrecer em 10 passos […]

  • Valdete Reis
    20 de agosto de 2013

    Vou tentar perder 06 kilos que desde 2009 ganhei e nunca mas perdir uuufff ,meu peso era 54kilos agora vivo com 60 kilos mas nao muito satisfeita rsrs!!

    • Luciana Levy
      Valdete Reis
      21 de agosto de 2013

      Entõ vem na minha! Vamo que vamo!!! beijão!

  • O NOVO LIPOSTABIL — BUYER AND BRAND BLOG
    20 de junho de 2013

    […] lucianalevy.com via Luciana on […]

  • Sonia Queiroz
    26 de abril de 2013

    vou começar essa dieta hoje mesmo !preciso urgente mudar meus hábitos alimentares!obrigada lu!!

  • sonia queiros
    26 de abril de 2013

    eu estou 20 quilos acima do meu peso,e nao consigo nem me olhar no espelho!vou começar essa dieta hoje mesmo!!obrigada pelas dicas!

    • Luciana Levy
      sonia queiros
      26 de abril de 2013

      Imagina, Sonia! Ainda tem muito mais por vir! Boa sorte nessa luta… estamos juntas! Beijão!

  • Ronald Santiago
    25 de abril de 2013

    https://www.facebook.com/primeirolugarmoda?fref=ts- curte aii começando agr preciso de uma ajudinha rs'

  • RIta de Cassia Moraes
    25 de abril de 2013

    Olá Lu!

    Nossa super me identifiquei. Tenho horror a essas dietas restritivas, shakes e adoçantes. To tentando me reeducar referente a meus hábitos alimentícios, já me acostumei com várias coisas, mas o grande problema são os doces. Mas vou superar isso tambem.. Obrigada Lu!! Parabens pelo blog e pelo post.

    • Luciana Levy
      RIta de Cassia Moraes
      25 de abril de 2013

      Sabe o que eu descobri sobre os doces? Quanto mais comemos, mais queremos. Sério. Tenta passar 3 dias sem comer que você vai ver, no quarto nem vai querer tanto assim. A gente desvicia…

  • Carol Campos
    24 de abril de 2013

    amei esse primeiro texto! Parece que estava falando só pata mim! Principalmente no usar a escada para subir na academia ao invés de usar o elevador. sou uma das que esperam o elevador. Quanto subir 10 andares do meu prédio de escada (garagem + play + 8o andar) ai acho demais, muito puxado. E a água… Tenho que beber! Só bebo quando o corpo pede, aí já to quase passando mal! Bjs!

    • Luciana Levy
      Carol Campos
      25 de abril de 2013

      não fica sem beber água não, Carol! Acho que de tudo, é o mais importante!!!

  • Carol Campos
    24 de abril de 2013

    amei esse primeiro texto! Parece que estava falando só pata mim! Principalmente no usar a escada para subir na academia ao invés de usar o elevador. sou uma das que esperam o elevador. Quanto subir 10 andares do meu prédio de escada (garagem + play + 8o andar) ai acho demais, muito puxado. Bjs!

  • Karla
    24 de abril de 2013

    Oi Lu!!
    Só passei pra compartilhar informação que minha nutricionista me indicou, o adoçante “sucralose” é um adoçante saudável e não possui os mesmos efeitos que os comuns que vemos muito por aí, tipo o zero cal da vida!! Vende nos mercados, não é difícil de encontrar… Eu uso da marca Linea, até acho mais gostoso do que o adoçante comum, vale a pena dar uma conferida!! Beijos ;**

    • Luciana Levy
      Karla
      24 de abril de 2013

      Karla, já li que a sucralose não é tão ruim pois é uma versão modificada da sucrose, que nosso corpo não consegue absorver. Mesmo assim, prefiro evitar por ser artificial! Mas com certeza, dos males o melhor! 🙂 Beijão!

  • Cinthia
    24 de abril de 2013

    Adorei a matéria!!! Vc foi mto explicativa e está certíssima….todas as regras são reias, as vezes, temos preguiça mesmo mas, vale a pena!!! Valeu Lu!

    • Luciana Levy
      Cinthia
      24 de abril de 2013

      Imagina, Cintia! Tem muito mais por vir 🙂 Beijos!

  • Deise Vicentin
    24 de abril de 2013

    Concordo com tudo aí! Eu também tomo muita água durante o dia, tenho uma garrafinha no escritório, que não é muito grande, só pra eu precisar levantar várias vezes durante o dia pra enchê-la.
    Agora, quanto ao açúcar, não sei porque, mas eu pareço uma formiga, quanto mais doce melhor…rsrs…Adoçante então, só se acabar todo açúcar do mundo. Tenho que mudar esse meu hábito e reduzir os doces consumidos.
    Bjs…

    • Luciana Levy
      Deise Vicentin
      24 de abril de 2013

      Ahhh, Deise, quem sabe não é o açúcar que está te deixando cansada? Pois temos um pico de energia quando consumimos açúcar, mas depois ficamos bem mais cansados. Tenta cortar um pouco o doce pra ver se você melhora. Beijos!

      • Deise Vicentin
        Luciana Levy
        24 de abril de 2013

        É, não custa nada tentar né! :E
        Beijos.

  • Priscila
    23 de abril de 2013

    Além do adoçante e açúcar, faltou falar do sódio das coisas, colocar muito sal na comida faz reter muito líquido também e engorda bastante, adorei o post Lu, beijão!

    • Luciana Levy
      Priscila
      24 de abril de 2013

      É verdade, Pri. Falha minha, pois como eu tenho a pressão muito baixa, sou obrigada a comer mais sal pra ficar bem. Mas é verdade. CORTEM O SAL MENINAS! 🙂 bjs!

Add Comment