Os rituais de beleza – como cuidar da pele

Posted In: Lifestyle

O assunto não é novo e a resistência a ele não é pequeno, mas vale sempre a pena lembrar que pele bonita e saudável requer cuidados e disciplina. Que tal falarmos dos rituais de beleza e aprender como cuidar da pele?

Dicas de beleza: como cuidar da pele - blog de moda

Este assunto daria não só uma postagem, mas um livro inteirinho sobre como cuidar da pele! Para pôr controle nesta conversa (e nesta blogueira) os assuntos tratados hoje serão: demaquiar, limpar, tonificar, hidratar, proteger e higienizar os pincéis.

Remover a maquiagem: Produtos demaquiantes têm por função quebrar as moléculas de pigmento (por vezes à prova d’água) e são essenciais para cuidar da pele. Não recomendo pular este passo e seguir direto para a limpeza. Os produtos de limpeza, geralmente, não estão preparados para isso.

Limpar: Remove as impurezas da pele (poeira, poluição, resíduos dos produtos aplicados na pele, células mortas…). Este processo também leva embora algumas bactérias e/ou nutrientes que fazem bem a pele. E lavar demais causa ressecamento, ou seja, duas a três vezes já está bom por demais.

Esfoliar: Faz o mesmo que o passo Limpar, mas de maneira bem mais profunda. É um procedimento agressivo e a frequência deve ser semanal ou quinzenal. (Existem produtos para uso diário, se optar por estes observe atentamente como a sua pele vai se comportar)

Tonificar: Remove resíduos dos produtos de limpeza e devolve nutrientes à pele. A frequência é simples: limpou? Tonificou!

Hidratar: O nome já diz tudo! O sol, o vento, a umidade do ar (ou a falta dela) e os próprios processos de limpeza podem ressecar a pele. Então não há o que discutir, para cuidar da pele, hidratação já!

Proteger: Sempre que você se expuser a luz (natural ou artificial) é preciso proteger-se dos efeitos nocivos desta. A atenção fica a cargo do Fator de Proteção que a sua pele precisa.

Lavar os pincéis de maquiagem: sim caras amigas, de nada adianta todos os passos para cuidar da pele acima se na hora de maquiar-se você deposita na pele uma infinidade de “porcarias” na pele. Duvidam? Pois bem, partindo do pressuposto que seus pincéis estão fora do banheiro (para não ficar mais nojento ainda…):

    1. Pincéis estão expostos à poeira;
    2. Células mortas da sua linda pele se soltam e se depositam nas cerdas durante a aplicação;
    3. Resíduos de maquiagem ficam no pincel;
    4. Soprar o pincel para remover o excesso de produto, deposita gotículas de saliva neste (não entendo 
      quem faz isso!);
    5. Todas as opções acima podem virar comida das bactérias que poderão crescer e multiplicar-se nos
      seus pincéis.

Para mim já está de bom tamanho, mas não seria muito difícil continuar… Uma boa higiene dos pincéis (e aplicadores em geral) garante não só a boa saúde da sua pele, como a integridade da sua maquiagem.

E agora a dica mais importante: para todos os passos citados nesta postagem, com exceção do último, procure produtos compatíveis com o seu tipo de pele. E não esqueçam que mais importante que o preço do produto, é a compatibilidade com a sua pele.

Para aprofundar sobre o assunto, deixo vocês com recomendações de produtos, tratamentos e cuidados para a pele 🙂

Proteção Solar:  O Boticário Golden Plus Protetor Solar Facial e
Sol de Janeiro – Protetor Solar para Tatuagem Açaí FPS 50 
Limpeza, Tonificação e hidratação: Eudora Neo Essens Estojo para Pele Mista a Oleosa,
 NEUTROGENA® Gel Creme Hidratante Facial Oil Free Pele Mista a Oleosa, 
 NEUTROGENA® Deep Clean – Gel de Limpeza e Adstrigente,
 Nivea Visage Tônico Suave Hidratante e
 Nivea Visage Tônico Adstringente Controle do Brilho 
Tratamentos estéticos O que é mais importante em uma maquiagem? e 
 Máscaras Faciais – Máscara de Argila 
Cuidados com extras Cuidado com o prazo de validade de seu cosmético e 
 Higienização dos Pincéis

P.s.: Minha pele é oleosa e por isso a grande maioria dos produtos recomendados para cuidar da pele são  para este tipo de pele.

Um grande beijo até a próxima! 🙂

dica de beleza: como cuidar da pele

  • História da Maquiagem (Parte 1)
    22 de julho de 2013

    […] Sumérios, Babilônicos, Assírios, Cretenses, Gregos e, principalmente, os Egípcios mantinham rituais de beleza que nos inspiram até a atualidade. Historiadores relatam desde a antiguidade a fabricação de […]

Add Comment